atentado

Chanceler denuncia atentado contra a vida de presidente da Colômbia

Investigações apontam que ameaças vêm de fatores internos e externos que atuam

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Colômbia - O chanceler da Colômbia, Carlos Holmes Trujillo, denunciou neste domingo a existência de um plano para atentar contra a vida do presidente Iván Duque. “Durante vários meses houve investigações de inteligência sobre possíveis ataques contra a vida do presidente", declarou o chanceler e um vídeo enviado às redes sociais pelo Ministério das Relações Exteriores.

Trujillo relatou no mesmo vídeo, em que não se aprofundou em detalhes, sobre a captura de três cidadãos venezuelanos em posse de "armas de guerra". "Detenções que aumentaram ainda mais as preocupações que as autoridades têm sobre o assunto", acrescentou.

Em uma declaração em separado, ele indicou que as ameaças vêm "presumivelmente de fatores internos e externos".

O anúncio ocorre em meio a tensões entre Bogotá e Caracas após a expulsão de funcionários de ambas as nações e a recente presença de bombardeiros russos na Venezuela.

O presidente Duque pediu aos "países que defendem a democracia" que não reconheçam o novo governo de Nicolás Maduro, que assumirá o cargo em 10 de janeiro, após ser reeleito em eleições que foram boicotadas pela oposição e desconhecidas pela comunidade internacional.

Maduro, por sua vez, vinculou o futuro governo do brasileiro de extrema direita Jair Bolsonaro, e o da Colômbia a um suposto plano de Washington para dar um golpe na Venezuela e até assassiná-lo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.