Veterano do Exército

Veterano da Segunda Guerra Mundial morre aos 112 anos nos Estados Unidos

Richard Overton também era o homem mais velho do país. Em 2013, ele foi homenageado pelo ex-presidente, Barack Obama

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Richard Overton  havia sido hospitalizado com pneumonia, mas foi liberado na véspera de Natal
Richard Overton havia sido hospitalizado com pneumonia, mas foi liberado na véspera de Natal (Reuters)

ESTADOS UNIDOS - Richard Overton, um veterano da Segunda Guerra Mundial morreu na última quinta-feira (27), no Texas, nos Estados Unidos, de acordo com informações da agência Associated Press. Ele tinha 112 anos e também era considerado o homem mais velho do país.

Segundo familiares, o veterano do Exército havia sido hospitalizado com pneumonia, mas foi liberado na véspera de Natal. Ele morreu na noite de quinta-feira (27) em uma clínica de reabilitação em Austin, no Texas.

Richard Overton estava na faixa dos 30 anos quando se voluntariou para o Exército e esteve em Pearl Harbor logo após o ataque japonês em 1941. De acordo com a Associated Press, ele chegou a dizer que um segredo de sua longa vida era fumar charutos e beber uísque.

"Com seu raciocínio rápido e espírito gentil, ele tocou a vida de muitos e estou profundamente honrado por tê-lo conhecido", disse o governador do Texas, Greg Abbott, em uma declaração na última quinta-feira ( 27), chamando Overton de "ícone americano e lenda do Texas".

"Richard Overton nos deixou orgulhosos de sermos texanos e orgulhosos de sermos americanos", acrescentou o governador. "Hoje lamentamos a perda deste lendário herói americano. Que ele descanse em paz".

A Comissão de Veteranos do Texas também lamentou a morte: "Estamos tristes que o Sr. Richard Overton, o homem mais velho da nação, o terceiro homem mais velho do mundo, e o veterano mais velho de nossa nação, nascido em 1906, morreu aos 112 anos".

Overton nasceu em 1906, perto de Austin, e serviu no 1887º Batalhão de Aviação de Engenheiros.

Homenagem

Em 2013, o ex-presidente Barack Obama homenageou Overton em uma cerimônia do Dia dos Veteranos no Cemitério Nacional de Arlington. "Seu serviço no campo de batalha nem sempre foi acompanhado pelo respeito que ele merecia em casa. Mas esse veterano manteve a cabeça erguida", disse Obama.

De acordo com a CNN, em 2015, Overton foi tema do documentário "Mr. Overton", dos cineastas Rocky Conly e Matt Cooper. No filme, ele disse que amava comer sopa, milho e peixe e beber leite. "E sorvete. Eu como sorvete toda noite. Isso me deixa feliz", disse ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.