Literatura

Um balanço positivo no campo literário

Academia Ludovicense de Letras elenca ações realizadas em 2018 e sobressai-se como uma das entidades que mais produziu no campo literário

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Posse de Bruno Tomé na ALL em 2018
Posse de Bruno Tomé na ALL em 2018 (Posse na ALL)

São Luís - A diretoria da Academia Ludovicense de Letras (ALL) apresentou balanço positivo das atividades realizadas pela instituição em 2018. Entre as iniciativas, destaque para as atividades com foco na preservação da memória e valorização dos vultos que fizeram as letras na sociedade maranhense e brasileira. A Casa ainda deu posse a dois novos acadêmicos e realizou eleições para dois outros novos membros.

Segundo o presidente da instituição, Antônio Norberto, a Academia Ludovicense de Letras é hoje uma entidade maranhense que produz muito no campo literário. “Este ano, por exemplo, não fosse a ALL, o bicentenário de nascimento de Cândido Mendes de Almeida praticamente passaria em branco. Trouxemos a trineta dele, a pró-reitora internacional da Universidade Cândido Mendes, Dra. Andreya Mendes de Almeida Navarro para uma demorada estada no Maranhão, onde realizou várias palestras, inclusive em Brejo, terra natal do homenageado. Por essas e outras é que a Academia Ludovicense de Letras é um espelho para várias outras entidades do gênero”, destacou, acrescentando que Andreya Mendes de Almeida Scherer Navarro ministrou uma das palestras na Livraria e Espaço Cultural AMEI e outra na sede da OAB/MA.

No início do ano, a Academia empossou Bruno Tomé Fonseca, procurador do Estado do Maranhão, e o desembargador Cleones Cunha.. Além disso, deu início às homenagens aos 150 anos de nascimento do escritor ludovicense Graça Aranha, escolhido em votação interna como homenageado do ano.

“Este ano, nós também abrimos um novo site (all.slz.br). Em agosto, comemoramos nosso quinto aniversário, com vasta programação, desenvolvida durante quatro dias seguidos no Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias. Além disso, organizamos mesa redonda sobre poesia e palestra sobre o Forte Sardinha, ministrada na Praça Botafogo, no São Francisco. Ainda durante as comemorações, foi dado início ao processo eleitoral com o anúncio de duas vagas para ocupar a cadeira 37 (Conceição Aboud) e a 40 (José Ribamar Souza dos Reis)”, destacou Antônio Norberto.

O ano foi marcado também por homenagens. O médico e ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado filho, foi condecorado com a medalha do Mérito Maria Firmima dos Reis, comenda máxima concedida pela Academia a quem presta relevantes serviços à Casa. “Outro fato importante neste ano foi a parceria que firmamos com a TV Mirante, quando gravamos entrevista com alguns membros da ALL e apresentamos parte das gravações de um clipe França-Brasil. O mesmo deverá ser apresentado por completo nas comemorações de aniversário da cidade, em 2019”, adiantou Antônio Norberto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.