Ultimato

Trump ameaça fechar fronteira dos Estados Unidos com o México

Em série de tuítes, presidente norte-americano afirmou na sexta-feira ( 28) que seria "forçado" a tomar decisão; a construção do muro foi uma das promessas de campanha mais repetidas por Trump, mas os democratas se opuseram a essa iniciativa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Presidente dos EUA, Donald Trump, ameaça fechar a passagem entre os dois países
Presidente dos EUA, Donald Trump, ameaça fechar a passagem entre os dois países (Reuters)

WASHINGTON - Depois que o impasse sobre a construção do muro na fronteira entre os EUA e o México impediu a aprovação no Congresso do Orçamento de 2019 - razão da paralisação parcial dos serviços públicos federais americanos desde 22 de dezembro - o presidente Donald Trump usou o Twitter para ameaçar fechar a passagem entre os dois países caso os recursos para a obra não sejam aprovados .

"Seremos forçados a fechar a fronteira sul completamente se os democratas obstrucionistas não nos derem dinheiro para terminar o muro e mudarem as ridículas leis migratórias atreladas ao nosso país. Difícil acreditar que tínhamos um Congresso e um presidente que aprovariam essa situação", tuitou.

Trump ainda considerou que o fechamento da fronteira será uma fonte de lucro para os EUA, uma vez que o país, em sua opinião, perde muito com o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). Além disso, o presidente também voltou a ameaçar cortar a ajuda financeira a Honduras, Guatemala e El Salvador, de onde sai a maioria dos imigrantes que tentam chegar aos Estados Unidos pelo México.

"Os EUA perdem muito dinheiro em comércio sob o Nafta, mais de US$ 75 bilhões por ano (sem contar o dinheiro do narcotráfico, que é muito mais), e por isso eu consideraria o fechamento da fronteira uma 'operação que gera lucro'. Ou nós construímos o muro ou fechamos a fronteira. (...) Honduras, Guatemala e El Salvador não estão fazendo nada para os EUA além de tomar nosso dinheiro. Uma nova caravana está se formando em Honduras e não estão fazendo nada a respeito disso. Nós vamos cortar toda a ajuda para esses três países — levam vantagem por anos!", disse Trump.

Paralisação parcial

A ameaça de Trump surge em meio à paralisação parcial do governo, depois que os congressistas fracassaram em sua tentativa de chegar a um acordo sobre o financiamento ao muro que o presidente prometeu construir desde sua campanha eleitoral. Os democratas se recusam a destinar US$ 5 bilhões para o projeto, e o presidente garante que não aprovará nenhum acordo orçamentário, a menos que consiga os recursos.

Em novembro, Trump já havia ameaçado fechar "toda a fronteira" com o México, "se chegar ao nível em que vamos perder o controle, ou se as pessoas começarem a ficar feridas".

Dias depois, as autoridades americanas fecharam um posto de fronteira no sul da Califórnia, quando centenas de imigrantes - parte da caravana condenada por Trump e vinda da América Central - tentaram forçar a passagem por uma cerca na cidade mexicana de Tijuana. Com isso, os agentes de fronteira o fluxo de veículos e pedestres no posto de San Ysidro, um dos mais movimentados entre os dois países.

O presidente de México, Andrés Manuel López Obrador, descartou opinar sobre a ameaça de Trump. "Nós temos atuado com prudência, de maneira cautelosa, não comentamos a questão porque é uma questão interna dos Estados Unidos", disse o presidente em sua entrevista coletiva matinal.

Frase

"Seremos forçados a fechar totalmente a Fronteira Sul [com o México] se os democratas obstrucionistas não nos derem dinheiro para terminar o muro e também não mudarem as ridículas leis de imigração com as quais nosso país está sendo sobrecarregado. Difícil de acreditar que já houve um Congresso e um presidente que as aprovaram!'

Donald Trump

Presidente dos Estados Unidos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.