Fronteira

Rússia conclui construção de cerca entre Crimeia e Ucrânia

São mais de 60 quilômetros com sensores e câmeras de segurança. Sistema busca impedir a incursão de grupos de sabotadores, segundo o Serviço Federal de Segurança russo

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

MOSCOU - A Rússia terminou na sexta-feira (28) de construir a cerca entre a Península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, e o território da Ucrânia, informou o Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo, sucessor da KGB).

São mais de 60 quilômetros de cerca na região do Istmo de Perekop, com centenas de sensores e câmeras de segurança. O sistema busca impedir a incursão de grupos de sabotadores ucranianos, segundo explicou o FSB em nota oficial.

A cerca também tem como objetivo prevenir a violação da fronteira e atividades de contrabando, tanto de armas e munição, como de outros artigos, como tabaco, bebidas alcoólicas e narcóticos.

Em caso de incursão, os sensores emitirão um alarme, o que colocará em funcionamento as câmeras situadas no local da infração. Elas podem funcionar em condições de pouca visibilidade.

Proteção

Além da cerca, que começou a ser construída em 2015, o FSB destacou que há outros métodos tecnológicos de proteção da fronteira.

A Crimeia, que tem mais de 2,5 mil quilômetros de litoral, está unida ao resto do continente europeu somente pelo Istmo de Perekop, que tem aproximadamente oito quilômetros de extensão.

Além disso, a península está ligada desde maio ao restante do território russo por uma ponte de aproximadamente 17 quilômetros de comprimento, que cruza o Estreito de Kerch.

O Kremlin considera que a Crimeia é território russo porque assim ficou decidido pelos cidadãos da península em um referendo realizado em 2014. Mas a Ucrânia, que deteve o controle da região entre 1954 e 2014, ainda tem pretensão de recuperá-la.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.