Música

Vozes maranhenses sobre o palco

Os artistas Josias Sobrinho e Sérgio Habibe fazem hoje, às 21h, no Savassi Grill, o show “Trilhas”, que terá participação de Rita Benneditto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Josias Sobrinho e Sérgio Habibe dividem o palco em show hoje
Josias Sobrinho e Sérgio Habibe dividem o palco em show hoje (Josias Sobrinho e Sérgio Habibe)

SÃO LUÍS - Uma noite para ficar na lembrança é o que prometem os artistas Josias Sobrinho e Sérgio Habibe no show “Trilhas”, que como o próprio nome sugere, será um passeio musical pela obra e pela vida dos dois compositores que recebem, ainda, a intérprete Rita Benneditto, que fará uma participação especial. O encontro será hoje, às 21h, no Savassi Grill (Av. dos Holandeses – Ponta do Farol).

Sérgio Habibe e Josias Sobrinho são consagrados autores da geração dos anos 1970, que deu início à popularização da música produzida no Maranhão a partir da combinação de elementos da cultura popular com melodias e letras mais sofisticadas. Apesar de toda uma trajetória musical de décadas esta é a primeira vez que os amigos se reúnem em um show dedicado exclusivamente à dupla.

Como ponto de destaque do encontro desses artistas está a composição de canções que integraram o antológico disco “Bandeira de Aço”, que veio a se tornar referência e divisor de águas da música local. “Dente de Ouro”, de Sobrinho, e “Eulália”, de Habibe, que figuram no álbum, tornaram-se clássicos.

No show, além destas duas composições, Habibe e Sobrinho passearão por seus grandes sucessos, entre os quais “Engenho de Flores”, “Ponteira”, “Catirina”, “Panaquatira”, “Terra de Noel”, “Cavalo Cansado”, “As Perigosas” e “Dia de Será”, costurando um mosaico musical.

Para imprimir uma dinâmica ao show, os artistas se apresentarão ora juntos, ora em solos, com o acompanhamento de músicos ou apenas de seus violões. Para

Além disso, a participação especial de Rita Benneditto dará cores ainda mais vibrantes a esse encontro musical.

Trajetória

Josias Sobrinho tem mais de 40 anos de carreira. Começou na década de 1970 ao ingressar no Laborarte, onde aprimorou o estudo das manifestações musicais do Maranhão, na tentativa de desenvolver um trabalho musical fincado nas raízes populares de sua terra. Entre 1971 e 1972, residindo em Belo Horizonte (MG), iniciou um trabalho de composição popular. Em 1974, estudou violão clássico na Escola de Música do Estado do Maranhão com João Pedro Borges. Somente em 1978, Josias teve quatro de suas canções (“Catirina”, “Dente de Ouro”, “De Cajari p’ra capital” e “Engenho de flores”), da fase em que atuava no Laborarte, incluídas no LP “Bandeira de Aço”, do maranhense Papete, lançado pelo selo Marcos Pereira. A partir de então inicia uma trajetória de gravações nacionais e locais bastante exitosa tendo tocado na Alemanha.

O artista gravou um CD para a gravadora CPC-UMES, produzido por Papete, com participações de Zeca Baleiro, Papete, César Nascimento e Lenita Pinheiro. Josias já teve suas composições gravadas artistas como Papete, Rita Benneditto, Diana Pequeno, Alcione, Beto Pereira, Xuxa, Leci Brandão, Rosa Reis, Pena Branca e Xavantinho, Ceumar, Rolando Boldrin, Paula Santoro, Tião Carvalho, Cláudio Pinheiro, Flávia Bittencourt, Lourival Tavares, Roberto Ricci, Daffé, Cláudio Lima e Fátima Passarinho.

Nome fundamental da música maranhense produzida a partir da década de 1970, o cantor, compositor e instrumentista Sérgio Habibe aparece na música por meio dos primeiros festivais. É um dos fundadores do Laboratório do Laborarte. Nesse ambiente, compôs trilhas para espetáculos teatrais e desenvolveu pesquisas sobre a cultura popular maranhense. Estudou violão com o professor e concertista João Pedro Borges e flauta transversal na Escola Pró-Arte do Rio de Janeiro. Sérgio foi um dos autores do antológico disco “Bandeira de Aço” de 1978, trabalho que redirecionou a música do Maranhão e participou da gravação de outro álbum essencial da música local: “Lances de Agora”, de Chico Maranhão - gravado na sacristia da Igreja do Desterro.

Serviço

O quê

Show “Trilhas”, com Josias Sobrinho, Sérgio Habibe e participação de Rita Benneditto

Quando

Hoje, às 21h

Onde

Savassi Grill (Av. dos Holandeses – Ponta do Farol)

Informações: (98) 9.8824-1720

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.