FIM DE ANO

Réveillon: rede hoteleira registra entre 90 e 100% de taxa de ocupação

Movimentação contraria análises econômicas e vai de encontro à crise; procura pelo setor se mantém alta, como acontece todos os anos, na capital

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Contrariando as análises econômicas, o setor hoteleiro de São Luís registra entre 90 e 100% de ocupação neste fim de ano. Turistas das cidades de Belém (PA), Brasília (DF) e interior do Maranhão são os que mais procuram a cidade nesta época do ano. Hotéis à beira-mar são os mais requisitados. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA), a procura pelo serviço no período do Réveillon é constante em todos os anos e a expectativa é de que a procura permaneça durante a temporada de férias.

A crise econômica que atinge todos os setores da economia brasileira parece não influenciar na rede hoteleira de São Luís, que, em mais um ano, registra alta taxa de hospedagem durante o período do Réveillon. Mesmo aqueles hotéis onde não há festas exclusivas, a ocupação é intensa. No Calhau Praia Hotel, localizado na Avenida Litorânea, cerca de 94% dos quartos já estão reservados e/ou ocupados por turistas que vieram passar a virada de ano na capital maranhense, como frisou o gerente de reservas Dilmar Lemos.

“Dos 78 apartamentos que temos, apenas cinco permanecem disponíveis, mas até o dia 31, com certeza estarão ocupados, porque a maioria dos hóspedes se programa com antecedência, mas ainda há aqueles que chegam à cidade de última hora. Apesar de não realizarmos festas de virada de ano, o fato de estarmos na Avenida Litorânea, onde acontecem muitas atividades no dia 31, desperta o interesse e atrai muitos hóspedes”, contou.

No Hotel Luzeiros, localizado na Ponta do Farol, os números são ainda mais positivos. Já na última semana, todos os apartamentos foram reservados para o período de 28 de dezembro a 1º de janeiro, o que exigiu uma articulação especial para pacotes e ainda de funcionários para recepcionar os hóspedes, como destacou Dayane Santana, gerente de recepção do hotel.

“Nós já estamos com 100% de ocupação para o período, sendo que nós preparamos pacotes diferenciados, com reservas de, no mínimo, três diárias. As chegadas costumam ser mais intensas entre os dias 28 e 29, por isso mobilizamos pessoal de outros setores para dar suporte à recepção”, explicou.

De acordo com o presidente do ABIH-MA, João Antônio Barros, o setor inteiro segue esta tendência, que já é esperada para o período. “O Réveillon costuma ser uma época muito boa para o nosso setor. Em todo o país, as regiões de sol e praia são as mais procuradas neste período, o que é uma vantagem para a capital. Outros fatores como as melhorias do serviço de segurança da área do centro histórico e da orla, impulsionam o turismo local”, destacou.

Para Barros, a expectativa é de que os números positivos registrados pelo ramo firmem-se durante a temporada de férias, mas revindica incentivos de outros setores do turismo. “Nós esperamos que, durante as férias siga a tendência do Réveillon, mas para isso é importante que as taxas do serviço de transporte aéreo coloquem mais voos para São Luís, que ainda se torna um destino complicado em função do deslocamento aéreo, que é muito caro. Outro ponto é a balneabilidade, que precisa ser priorizada na capital”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.