Renovação Carismática Católica

Começam hoje as atividades da RCC para a virada do ano

Missão Jesus no Litoral e Virada de Ano com Jesus mobilizam comunidade católica

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Jesus no Litoral,  versão 2018
Jesus no Litoral, versão 2018 (Jesus no Litoral)

A 9ª edição da Missão Jesus no Litoral, uma virada radical inicia hoje (28), em São Luís. Promovida pela Renovação Carismática Católica do Maranhão (RCC-MA), a ação receberá mais de 300 jovens missionários, de todo o estado, dispostos a espalhar o evangelho em atividades realizadas até 1º de janeiro, em praias, hospitais, asilos, entre outros espaços da cidade. Além da ação, a RCC promoverá ainda a Virada de Ano com Jesus, com atividades abertas ao público, na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea.

Além dos jovens inscritos, a virada radical conta com a participação de mais de 10 mil pessoas, de forma direta e indireta, durante cinco dias do evento, com foco na região litorânea da cidade. Este ano, a expectativa é de superação aos números de 2017, como contou Robert Araújo, coordenador da RCC da Arquidiocese de São Luís.

A programação, que se inicia hoje, contará com uma missa de abertura, realizada na Casa de Oração Oásis, localizada no bairro Aurora. Amanhã (29), os missionários participação de treinamento e preparação para os dias seguintes, quando serão realizadas as missões em praias, shoppings, hospitais e espaços públicos da cidade. Para o dia 31 de dezembro, a programação é marcada pela Virada com Jesus, encerrando as atividades no dia 1º de janeiro, com a Caminhada da Paz, pela Avenida Litorânea e grupo de oração no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia.

Virada de Ano com Jesus
Além do projeto, a RCC preparou também a tradicional Virada de Ano com Jesus, que há 19 anos celebra as viradas de anos com programações especiais dedicadas ao público cristão. O evento, de entrada franca, iniciará com a Santa Missa, que será celebrada pelo frei Wanderlan, às 21h30. Em seguida, a festa será animada pelas bandas locais Ministério FIAT, Mouras e, com a atração especial, diretamente do Rio de Janeiro, o cantor Cosme. Para a organização, a expectativa é de movimento intenso, como destacou Robert Araújo, coordenador da RCC da Arquidiocese de São Luís.

“Para a virada do ano, nós esperamos uma média de 3.500 pessoas na Praça do Pescador, porque fizemos uma divulgação intensa e montaremos uma estrutura para atender a todo esse público”, explicou. Ele ressaltou ainda as novidades que serão oferecidas nesta edição. “Nós teremos um espaço gourmet com uma ceia típica de Réveillon, com pratos no valor de R$ 20,00 e também um espaço kids, totalmente gratuito, com brinquedos, pula-pula, piscina de bolinhas e monitores, para que os pais não se preocupem, proporcionando um ambiente realmente familiar”, destacou.

A Virada de Ano com Jesus terá ainda com momentos de adoração shows pirotécnicos. O evento iniciará às 20h e contará com serviço de segurança, oferecidos pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Origem da missão
Uma onda missionária inundou as praias brasileiras há mais de uma década: a missão Jesus no Litoral, uma virada radical. Idealizado no estado do Paraná, o projeto renovou o chamado missionário da juventude carismática a partir do anúncio querigmático do Evangelho com um novo ardor ao ir de encontro a veranistas nas praias, moradores locais ou em espaços como hospitais, asilos, presídios, entre outros para fomentar uma transformação social, humana e espiritual.

O evento Jesus no Litoral tem características próprias, além da pregação individualizada. A missão se realiza em vários dias, com missionários selecionados e formados, a vivência espiritual profunda, a convivência fraterna e atividades diversas que contemplam as diversas realidades do ser humano.

Virada de Ano com Jesus

Além do projeto, A RCC preparou também a tradicional Virada de Ano com Jesus, que há 19 anos celebra as viradas de anos com programações especiais dedicadas ao público cristão. O evento, de entrada franca, iniciará com a Santa Missa, que será celebrada pelo Frei Wanderlan às 21h30. Em seguida, a festa será animada pelas bandas locais Ministério FIAT, Mouras e, com a atração especial, diretamente do Rio de Janeiro, o cantor Cosme. Para a organização, a expectativa é de movimento intenso, como destacou Robert Araújo, coordenador da RCC da Arquidiocese de São Luís.

“Para a virada do ano, nós esperamos uma média de 3.500 pessoas na Praça do Pescador, porque fizemos uma divulgação intensa e montaremos uma estrutura para atender a todo esse público” explicou. Ele ressaltou ainda as novidades que serão oferecidas nesta edição. “Nós teremos um espaço gourmet com uma ceia típica de Réveillon, com pratos no valor de R$ 20,00 e também um espaço kids, totalmente gratuito, com brinquedos, pula-pula, piscina de bolinhas e monitores, para que os pais não se preocupem, proporcionando um ambiente realmente familiar”, destacou.

A Virada de Ano com Jesus terá ainda com momentos de adoração shows pirotécnicos. O evento iniciará às 20h e contará com serviço de segurança, oferecidos pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

RCC Maranhão

O movimento que deu origem a grandes Comunidades Católicas Carismáticas do Brasil, como Canção Nova (SP) e Shalom (CE), chegou ao Maranhão em 1980, com o padre americano jesuíta, Eduardo Dougherty, o mesmo que trouxe a RCC para o Brasil. Hoje, a RCC está presente em todas as dioceses do MA, em forma de Conselhos, com 344 grupos de oração. O grupo de oração é a célula base do movimento. Os grupos se organizam nas comunidades e matrizes paroquiais e nos lugares mais variados, conforme surgem carismáticos: universidades, escolas, residências, condomínios e até repartições. A maior quantidade de grupos de oração no estado está nas cidades de Imperatriz e São Luís, onde cada uma possui uma média de quase 100 grupos de oração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.