PH

Vale para todos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
ANA LUIZA Almeida Ferro exibindo o diploma da Ordem do Mérito em Direitos Humanos, em evento promovido pelo Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública
ANA LUIZA Almeida Ferro exibindo o diploma da Ordem do Mérito em Direitos Humanos, em evento promovido pelo Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública (PH01)

A prefeitura de Belo Horizonte dá o exemplo que todas as cidades brasileiras deveriam seguir – São Luís, inclusive: instalou um lixômetro na área central da cidade. Em menos de 24 horas, 10 toneladas foram recolhidas nos quarteirões do entorno. Garrafas PET, latas e folhetos jogados no chão acabam arrastados e entopem os bueiros, que deixam de cumprir a função de escoamento, inundando as ruas. Depois, reclamam dos alagamento

Visita anunciada
A mensagem de Natal do presidente eleito Jair Bolsonaro, publicada dia 25 no Twitter, foi pautada num discurso diversas vezes dito ao longo dos meses que antecederam sua eleição à principal cadeira do Executivo nacional. Falou em “livrar” o Brasil de “amarras ideológicas” e revelou que o futuro ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, viajará a Israel logo no próximo mês de janeiro para visitar instalações de dessalinização, plantações e escritório de patentes no país do Oriente Médio, num compromisso político que terá a companhia do ministro israelense da Ciência e Tecnologia, Ofir Akunis.
Citou inclusive o Nordeste na nota, ao mencionar a possibilidade de instalar na região uma fábrica que produz água a partir da umidade do ar.

Ana Luiza Ferro
A Promotora de Justiça e escritora Ana Luiza Almeida Ferro, membro da Academia Maranhense de Letras e Vice-Presidente da Academia Ludovicense de Letras, foi agraciada, na primeira quinzena de dezembro, com a medalha de Honra ao Mérito, entregue pelo Procurador-Geral de Justiça Dr. Luiz Gonzaga Martins Coelho, no auditório da antiga sede da Procuradoria Geral de Justiça, em reconhecimento aos mais de 20 anos de dedicação ao Ministério Público e ao cumprimento de suas atividades funcionais como Promotora de Justiça.
Ana Luiz também foi distinguida, no dia 20, com a medalha da Ordem do Mérito em Direitos Humanos, em evento promovido pelo Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública - CECGP e pela SVT Faculdade, presididos pelo Dr. Sergio Victor Tamer.
A historiadora, Doutora em Ciências Penais pela UFMG e pós-doutora em Direitos Humanos pela Universidad de Salamanca (Espanha), é autora
de mais de 15 livros.

Réveillon
Durante todo o dia de ontem a correria foi grande de foliões querendo garantir o seu lugar no mais badalado réveillon da cidade.
Todos querem começar o ano no Réveillon Blue Tree – A Noite Mágica, que marcará a entrada do Hotel Blue Tree São Luís na lista dos maiores endereços de réveillon do Brasil.
A designer Cintia Klamt Motta regressa hoje a São Luís para iniciar a ambientação dos salões para a essa mega festa, que é assunto entre todas as pessoas elegantes de nossa sociedade.
A festa, como já informamos aqui, terá mordomia dos deuses – jantar e bebidas finas incluídas – enquanto a festa durar.
E mais, a noite da virada no Blue Tree terá música da melhor qualidade e espaço kid´s para facilitar a vida dos pais.
Ou seja: será a festa completa ara saudar 2019.

Sem ruptura
Em outros tempos, deixar um cargo público no governo estadual, em consequência de derrota eleitoral, provocava desgostos, sentimentos e reações. Em conversas reservadas, surgiam sugestões como alistar-se na Legião Estrangeira e servir no Saara tunisiano, prestar serviços como escafandrista em Luxor ou recolher-se a um monastério na Capadócia.
Hoje, nem precisam limpar as gavetas. Ficam no mesmo lugar os que desejam.

TRIVIAL VARIADO

O médico Márcio Assub e seu amigo Adriano dividem a comemoração de sua nova idade, hoje, das 13h às 20h, no Buteko da Lagoa, na Ponta do Farol. Vai ter batida de samba e muita alegria enquanto a festa durar.

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, sabe e promete agir: nas atuais condições em que as empresas operam, vergadas pela mais alta carga tributária do mundo, a competitividade se anula. É a explicação inicial para o processo de desindustrialização que o país enfrenta.

O primeiro confronto entre a esquerda e o governo Bolsonaro não ocorrerá no Congresso Nacional. O principal motivo é a exclusão do PT, que não estará no frentão do PDT, do PSB e do PPS. Isso enfraquecerá o movimento.

Para abril, professores, alunos e funcionários de universidades públicas preparam greve nacional. Mergulhadas em ideologias de propósitos sectários, farão das faculdades as trincheiras.

Cientistas da Universidade de Oxford afirmam após pesquisas: a forma do riso é a circunstância mais reveladora da personalidade de cada pessoa. Eleitores começam a conferir a reação dos que assumirão cargos públicos.

Antes de concluir o ano letivo, um professor do curso de Administração em escola de nível superior perguntou: é melhor abrir um açougue ou uma livraria? A resposta de 90 por cento dos alunos: um açougue. Prova de que o ramo da leitura fechou
para balanço.

Já tem nome o jogo a ser praticado nos três primeiros meses dos governos federal e estaduais: política da paciência. Depois, vai virar um salve-se quem puder.

DE RELANCE

Transformação profunda
Houve época em que o combate à corrupção no país era equiparado às lendas como boitatá, Saci Pererê e mula-sem-cabeça. O conhecimento adquirido no exterior, o avanço da tecnologia de investigação e a determinação dos integrantes dos órgãos de fiscalização levaram à mudança profunda de rumos. Em março, a Operação Lava-Jato vai completar cinco anos. Há o que comemorar. A ideia antiga de que aos amigos se oferecia tudo e aos inimigos, a lei, foi alterada. Passou a incluir a avaliação ética e a
aplicação de penas rigorosas.

Novinha em folha
Depois de inaugurada, a Praça Deodoro tem recebido manifestações de carinho da população. É que a merecida e esperada reforma agradou bastante e todo mundo quer fotografar no logradouro novinho em folha. É louvável o trabalho arquitetônico imprimido à praça, mas faltou um detalhe: devolver ao espaço o seu charmoso chafariz que, embora muitos não saibam, é o mesmo que se encontra no jardim do Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

Irmãos Melim em SLZ
A programação no Café de La Musique prossegue até 12 de janeiro. Na noite de hoje, quem vai aterrissar na descontraída festa é o trio de irmãos Melim, formado por Gabriela, Diogo e Rodrigo, ou seja, os mesmos artistas lançados durante o reality musical SuperStar, da Rede Globo. Aliás, até o encontro dos três irmãos acontecer, muita coisa rolou na carreira de cada um. A primeira barreira foram os estilos musicais, que se quebrou totalmente quando Gabriela precisou de uma mãozinha dos gêmeos Diogo e Rodrigo, que já eram músicos,
mas seguiam em outros projetos.

Retrospectiva do Legislativo
Nos próximos dias, a TV Assembleia Legislativa do Maranhão veiculará sua retrospectiva, destacando os principais acontecimentos que marcaram o ano de 2018 naquela Casa do Povo. Foram 365 dias de muito trabalho para os deputados, sendo que, obviamente, uns se destacaram mais do que outros. Adriano Sarney foi um dos que tiveram atuação acima da média.

Já é Carnaval
Uma coisa é indiscutível: o Carnaval em São Luís começou antes mesmo de Papai Noel dar as caras nas chaminés. Pelas bandas do Centro Histórico, houve registros de foliões pontificando em um desses blocos que concentram, mas não saem. Depois do Natal, mais manifestações: na Madre Deus, a tarde/noite de 25 de dezembro foi em ritmo de cortejo natalino/carnavalesco.

Confraternização
O Instituto Florence de Ensino Técnico e Superior realizou sua confraternização de fim de ano com uma celebração de Natal reunindo colaboradores e diretoria. A diretora geral, professora Rita Ivana Barbosa Gomes, prestou uma homenagem especial a Terezinha de Jesus Barbosa Gomes, sua mãe e presidente mantenedora da instituição. Durante a festa, também foram homenageados aqueles que se destacaram ao longo deste ano.

Voltando à rotina
Depois de um período de festas e atitudes desregradas, a partir de janeiro tudo será como dantes no quartel de Abrantes. O sinal mais marcante será a volta às aulas, tanto nas universidades quanto nas escolas. Em São Luís, a novidade será o Colégio Objetivo, que abrirá as portas na primeira semana de 2019, nas mesmas instalações da Faculdade de Negócios Faene, no Angelim. A escola será a representante oficial de uma das mais vitoriosas instituições de ensino, no que diz respeito à aprovação de alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Diálogo pragmático
Será nesta sexta-feira, dia 28, o encontro do presidente eleito Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro, Benjamin Natanyahu, de Israel. Bolsonaro assume o diálogo pragmático com países relevantes, abandonando a linha de relação estabelecida pela diplomacia vira-lata que vigorou desde 2002 até aqui, ultimamente com o chanceler (kkk) Aloysio Nunes.

Para escrever na pedra:
“Nós somos o que fazemos repetidas vezes. Portanto, a excelência não é um ato, mas um hábito”. De Aristóteles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.