Livros

Literatura a todo vapor

Com primeira tiragem esgotada, o escritor José Ewerton Neto relançou o livro “ABC Bem Humorado de São Luís” já disponível em livrarias e se prepara para lançar virtualmente a novela “A Ânsia do Prazer”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O escritor José Ewerton Neto lançou a segunda edição de "ABC bem Humorado de São Luís"
O escritor José Ewerton Neto lançou a segunda edição de "ABC bem Humorado de São Luís" (José Ewerton Neto)

SÃO LUÍS - O escritor José Ewerton Neto está a todo vapor nesta reta final de 2018. O imortal da Academia Maranhense de Letras lançou recentemente a segunda edição do seu “ABC Bem Humorado de São Luís” e se prepara para colocar nas plataformas de distribuição digital o livro “A Ânsia do Prazer”, romance lançado ainda na década de 1990 mas com uma temática bem atual.

Sob o selo da Editora da Universidade Federal do Maranhão (EdUFMA), a segunda edição de “ABC Bem Humorado de São Luís” vem revista e ampliada pelo autor. José Ewerton diz que a ideia do livro nasceu ainda em 2012, ano em que a cidade celebrou 400 anos de fundação. “No entanto, a publicação só foi possível em 2014 sendo a primeira edição um grande sucesso. Tanto é que se esgotou. Daí a necessidade de fazermos outra, porque as pessoas procuravam bastante e não apenas as que vivem no Maranhão, mas também outras, de outros estados do Brasil”, comenta o escritor.

A obra é uma reunião de crônicas, em sua grande maioria publicadas no jornal O Estado do Maranhão e que pretende destacar o linguajar maranhense a partir de assuntos pitorescos da cultura local. José Ewerton faz questão de dizer que o livro tem um caráter, como o próprio título explica, bem-humorado, uma forma lúdica de falar sobre diversos assuntos a partir de expressões e palavras próprias. “Não se trata de uma pesquisa ou algo assim, o livro não tem uma finalidade didática, mas de consolidar as informações sobre as expressões do linguajar local, algumas em processo de perda pela própria dinâmica do tempo”, pondera o escritor.

As crônicas reunidas no livro trazem assuntos variados da cultura, folclore e cotidiano da Ilha. Tudo escrito de forma irreverente. Assim, o escritor passeia por lendas como a de Ana Jansen, João de Una, Rei Sebastião, serpente encantada e muitas outras. Fala ainda sobre assuntos conhecidos pela sociedade maranhense como o caso do julgamento das formigas, o time Sampaio Corrêa, entre outros temas que povoam as conversas e o imaginário de quem mora em São Luís.

Digital

Além de se dedicar à divulgação deste livro, o escritor finaliza os preparativos para colocar, até o fim deste mês, nas plataformas de distribuição digital sua novela “A Ânsia do Prazer”, livro publicado na década de 1990 e que foi premiado pela antiga Fundação Cultural de São Luís. “O livro que agora vira e-book fala sobre um objeto sexual meio humano e meio máquina e que foi escrito antes da popularização das chamadas inteligências artificiais, o que o torna bem atual”, acredita.

A primeira edição teve o prefácio assinado pelo poeta e cronista José Chagas. “E a originalidade da obra está, antes de tudo, em que o principal personagem é um objeto sexual, adquirido numa loja de artigos pornôs, narrando a sua própria odisseia pelo mundo íntimo das carências femininas. Esse objeto, denominado G-Dimension, tem a peculiaridade de ser meio coisa, meio humano, um tanto matéria e um tanto alma e foi programado para dar prazer indiferentemente, o que constitui seu drama, digamos, pessoal, em razão do conflito que, de vez em quando, se dá entre essas duas partes que o compõem”, escreveu José Chagas.

José Ewerton é engenheiro metalúrgico, cronista e natural de Guimarães. Tem publicados ainda os livros “Estátua da noite” ( poesia);“A ânsia do prazer” (novela);“Cidade aritmética” (poesia);“O menino que via o além” (novela infanto-juvenil);“A morte dos Mamonas Assassinas e outros contos”;“Ei, você conhece Alexander Guaracy?” (contos);“O infinito em minhas mãos” (romance); entre outros.

Serviço

O quê

Livro “ABC Bem Humorado de São Luís”

Onde

À venda no Espaço Cultural e Livraria Amei – São Luís Shopping; e na Livraria Vozes - Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.