Dezembro Cinza

Caminhada lembra policiais mortos

Fim do Dezembro Cinza reuniu membros da Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e servidores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

“Maranhão, Maranhão, berço de heróis”. Esse verso do hino do Estado estampava o cartaz que abria a caminhada “Eu me importo com o policial. E você?”. Realizada no Maiobão, Paço do Lumiar, a caminhada reuniu mem­bros do 22º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, parentes de servidores da segurança pública que perderam seus familiares, além de crianças da UEB Bandeira Tribuzi.

O ato foi a culminação do projeto Dezembro Cinza, campanha realizada para homenagear integrantes das Forças de Segurança do Estado mortos em decorrência da profissão. O Dezembro Cinza foi instituído pela Lei nº 10.790 de 24/1/2018. A Campanha é promovida pelo Instituto Soldado Fernandes Pantera, criado pela mãe do Cadete Fernandes, que morreu após ser alvejado em confronto contra bandidos no Paço do Lumiar.

A mãe do policial, Tati Fernandes, é presidente do Instituto Soldado Fernandes Pantera e idealizadora do projeto de lei do Dezembro Cinza. “Essa é uma forma que encontramos para reconfortar a dor que sentimos da perca de alguém que amamos, além de tornar o ato uma verdadeira homenagem a esses bravos profissionais”, conta.

O Instituto Soldado Fernandes e o 22º BPM, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar e a Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (Remadd), convocaram alunos do ensino fundamental de uma escola da região para explicar sobre a atuação da polícia na região, além de fazerem parte da caminhada. “É importante que desde muito cedo essas crianças entendam como o trabalho do policial pode ser difícil, porém gratificante. Esperamos que participem e que se sintam representados. Quem sabe não nascem novos policiais deste grupo?”, comenta o coronel Aritanã, comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 2 - CPAM 2.

Apenas em Paço do Lumiar, quatro policiais foram mortos nos últimos dez anos. Em homenagem a esses profissionais a Prefeitura Municipal foi procurada para dar início ao projeto, em parceria com outros órgãos, como a Secretaria de Direitos Humanos, Educação, Mobilidade Urbana e Cultura. A Remadd afirma que a maioria dos casos que levaram policiais à morte ocorreram em decorrência direta ou indireta das drogas. Segundo a Rede, tantas mortes foram causadas por traficantes quanto por conta do abuso de álcool e este fato revela a importância de humanizar ainda mais o trabalho policial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.