Meio Ambiente

SEMA realiza oficina sobre o Plano de Manejo da APA do Maracanã

A APA da Região do Maracanã foi criada em outubro de 1991 e tem como objetivo disciplinar o uso e a ocupação do solo

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Importância de oficinas é a aproximação da sociedade com a conservação do meio ambiente
Importância de oficinas é a aproximação da sociedade com a conservação do meio ambiente

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou neste a Oficina de Planejamento para Elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA), no Maracanã. Foram destacados os aspectos ambientais, sociais, econômicos e políticos, que determinam a utilização dos recursos ambientais e a ocupação do território das Unidades de Conservação.

“O Plano de Manejo é um documento elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social, por este motivo, reunimos técnicos de várias instituições estaduais e federais, além de sociedade civil, para juntos criarmos soluções para minimizar os impactos negativos sobre a APA, garantindo a manutenção dos processos ecológicos e prevenindo a simplificação dos sistemas naturais e conservação das espécies ainda existentes na região”, disse a Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA, Janaína Dantas.

Após a Lei nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), regulamentada pelo Decreto nº 4.340/2002, o Plano de Manejo passou a ser o documento orientador a todas as atividades a serem desenvolvidas nas Unidades de Conservação. A elaboração do Plano é supervisionada pela SEMA e pelo Conselho Consultivo da APA da Região do Maracanã (CONAM).

Moradores aprovam o trabalho desenvolvido e acreditam na colaboração da comunidade na preservação da Área de Proteção Ambiental localizada na zona rural de São Luís.

“Este é um sonho antigo da nossa comunidade, e hoje estamos vendo ele se concretizar dia após dia. Desejo que todos os moradores do Maracanã se envolvam e possam acreditar que juntos iremos conseguir preservar este nosso lindo paraíso ecológico”, disse a Conselheira Titular do CONAM e moradora do bairro Maracanã, Odelina Ferraz.

APA da Região Maracanã

A APA da Região do Maracanã foi criada através do Decreto Estadual nº 12.103, de outubro de 1991, tendo como objetivo, dentre outros, de disciplinar o uso e a ocupação do solo, a exploração dos recursos naturais, a integridade biológica das espécies, os padrões de qualidade das águas.

Localizada no município de São Luís, a 25 quilômetros do centro da capital, no Distrito Industrial, a unidade de conservação possui uma área de 1.831 hectares, abrangendo o bairro do Maracanã e partes da Vila Sarney, Vila Esperança e Rio Grande.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.