Colapso

Oposição tratará crise fiscal no Maranhão como prioridade na próxima legislatura

Deputados da oposição como Adriano Sarney e César Pires deverão acompanhar o colapso das finanças do estado

Thiago Bastos/da Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Adriano Sarney vai priorizar as questões relacionadas a crise financeira no Maranhão
Adriano Sarney vai priorizar as questões relacionadas a crise financeira no Maranhão (Adriano Sarney)

Lideranças que deverão formar a base reformulada da oposição ao governador reeleito, Flávio Dino (PCdoB), apontam que o colapso das finanças públicas e as medidas para evitar o compromisso dos gastos apenas para pagamento de dívidas serão prioridades na próxima legislatura do Legislativo Estadual.

Nomes como o deputado estadual Adriano Sarney (PV) e César Pires (PV) deverão encabeçar as discussões acerca do tema.

O assunto voltou ao protagonismo da tribuna com a urgência, encaminhada pelo Executivo, do texto que previa a apreciação do orçamento para o ano que vem sem análise prévia da Casa.

Além do tempo escasso para a discussão da matéria, todas as emendas propostas por deputados que previam o remanejamento dos recursos de pastas do governo para o atendimento de demandas prioritárias foram recusadas, o que aponta para a articulação eficaz feita nos bastidores pelos aliados do governador na Casa.

Um dos subtemas fundamentais que também será objeto de cobrança dos parlamentares da oposição no Legislativo diz respeito às contas da previdência. Dados da Secretaria de Planejamento do Governo atestam que, em 2019, o Executivo terá pouco mais de R$ 200 milhões para a quitação das pendências ligadas ao pagamento de benefícios de afastamento e aposentadorias.

A elevação recente do ICMS em cima de produtos também chancelou a coesão da base do Governo na Casa e suscitou preocupação dos que divergem de Flávio Dino na Assembleia. A ideia é montar estratégias para fortalecer o grupo de oposição e, desta forma, obrigar o Executivo a dar explicações mais concretas para a sociedade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.