Pouca gente

Em duas séries B, Sampaio levou menos de 5 mil pessoas por jogo

Média baixa de público do time boliviano é uma das causas apontadas pela péssima campanha, especialmente este ano, na competição nacional

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Diretoria boliviana quer evitar que equipe jogue em casa com estádio vazio
Diretoria boliviana quer evitar que equipe jogue em casa com estádio vazio (Diretoria quer evitar que Sampaio jogue em 2019 com baixos públicos)

Levantamento feito por O Estado com base nos boletins financeiros dos 38 jogos disputados pelo Sampaio Corrêa nas séries B de 2016 e deste ano apontam que o clube que se orgulha “da maior torcida do Maranhão” levou menos de 5 mil pessoas de média para os jogos em casa. No total, foram 4.524 pessoas em cada jogo (com a ressalva de que um dos jogos foi com portões fechados), o que gerou uma renda total nas duas competições de R$ 1.992.780,00.

Considerando apenas os 18 jogos como mandante da Série B de 2018 com torcida, a média cai ainda mais. Ao todo, foram 67.391 pessoas que prestigiaram a Bolívia nos jogos em São Luís, o que gera uma média aproximada de 3.713 torcedores por jogo. Este número, considerando pesquisa feita pelo Globo Esporte.com que analisou os públicos de todas as equipes da B deste ano, coloca o tricolor abaixo de equipes como CRB (AL), Ponte Preta (SP), Coritiba (PR), Avaí (SC), Vila Nova (GO) e CSA (AL). A média de público do Fortaleza (CE), campeão da divisão, de 28.702 é bem superior não somente à do Sampaio como a dos demais clubes.

Nos dois anos de série B (2016 e 2018), o Sampaio levou 171.934 pessoas às partidas no Castelão. A partida contra o Vasco da Gama, no dia 14 de maio de 2016 em que o time maranhense foi goleado por quatro a zero na estreia da competição nacional daquele ano foi a que mais levou público ao Castelão. Neste dia, de acordo com o boletim financeiro divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), 32.180 pessoas estiveram no estádio. Em contrapartida, em 2016 e 2018, o último jogo do Sampaio no ano contra o Boa Esporte (com 490 pessoas) foi o que registrou a pior presença de torcedores.

Outro dado que chama a atenção nas duas últimas séries B disputadas pelo Sampaio é o quantitativo de jogos que a equipe fez nos fins de semana (preferência no gosto do torcedor). Dos 38 jogos em casa nos dois anos, apenas 15 foram jogados aos sábados. E destes, apenas 9 aconteceram à tarde. Os demais foram à noite, a partir das 19h, horário considerado ruim pelo torcedor boliviano.

Comparativo – Em 2018, o Sampaio levou 37.152 pessoas a menos em comparação à 2016 na Série B. Em 2016, foram 104.543 pessoas, mesmo com rendas consideradas pífias, como a dos dois últimos jogos da Bolívia na competição do referido ano (contra Londrina e Atlético-GO). Na soma das duas partidas, foram 1.289 torcedores. Nestes jogos, o Sampaio acabou sendo derrotado.

Soluções

Uma das soluções para evitar novos públicos baixos em 2019 seria o incremento do programa sócio-torcedor. Apesar de promoções oferecidas pela diretoria tricolor este ano, o público – incomodado com a péssima campanha que resultou no rebaixamento para a Série C – literalmente largou o clube especialmente nas últimas rodadas. A diretoria espera elevar as cotas de arrecadação nos jogos em casa no ano que vem para compensar perdas de receitas, como a de TV. “Infelizmente, a realidade do futebol maranhense não contribui para altos investimentos, e isso inviabilizou a manutenção da nossa base. Teremos um início de ano sem rendas, pagando para jogar no estadual e com cotas de TV reduzidas. Então, teremos que montar uma equipe de acordo com as nossas condições, mas com a certeza de que formaremos um grupo competitivo”, afirmou ao site oficial o presidente do Sampaio, Sérgio Frota.

Dentro de campo

Dentro das quatro linhas, o Sampaio retomará hoje (26) os seus trabalhos em campo após o recesso natalino. De acordo com a programação feita pela comissão técnica, pela manhã, está previsto um trabalho físico e à tarde os jogadores, comandados por Flávio Araújo, farão atividade tática. A expectativa é que a diretoria anuncie nos próximos dias mais duas contratações. Um meio-campista e um atacante são as prioridades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.