Disputa por vaga na Liga das Américasc

Começam hoje as semis do Super 8 da Liga de Basquete

No masculino, dois clássicos regionais apontarão os finalistas que brigarão por uma vaga na principal competição da modalidade das Américas no ano que vem

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Após se enfrentarem na temporada regular, em novembro deste ano, Franca e Paulistano jogam hoje (26)
Após se enfrentarem na temporada regular, em novembro deste ano, Franca e Paulistano jogam hoje (26) (Franca e Paulistano duelam nesta quarta pelo Super 8)

Começam hoje (26) as semifinais do Super 8, que apontará o representante brasileiro na Liga das Américas do ano que vem, em outubro. E a disputa envolverá equipes que farão dois clássicos regionais, com Franca e Paulistano, às 20h no Ginásio Pedro Morilla Fuentes, o Pedrocão (em Franca). Amanhã, será a vez de Flamengo e Botafogo, às 21h10, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ). A final do Super 8 acontecerá no sábado, dia 29.

O duelo desta quarta reúne o time de melhor campanha na chamada temporada regular (Franca) contra a equipe com a quinta melhor campanha (Paulistano). A expectativa é pelo desempenho do ala/pivô Lucas Dias. Ele deixou a quadra como cestinha da partida nas quartas do Super 8 contra o São José, com 22 pontos (sendo nove deles no último quarto), além de nove rebotes. “Estamos muito confiantes no título do Super 8. Viemos com moral, fomos campeões do Paulista e da Sul-Americana, mas queremos muito esse título, não só pela vaga na Liga das Américas, mas pela cidade de Franca, que merece isso. Será muito importante para coroar o trabalho do ano e vamos lutar por isso”, disse Lucas.

A comissão técnica do Franca quer cuidar da parte física da equipe, que mostrou certa oscilação nas quartas. A equipe do São José, que chegou a estar 20 pontos atrás no placar, reagiu e por pouco não virou o placar. Em contrapartida, o Paulistano derrotou na fase anterior o Mogi por 75 a 72. O destaque foi o ala Léo Meindl que, com 16 pontos, foi o cestinha do time alvirubro na partida. Além dele, o jovem armador Yago, com 12 pontos, também chamou a atenção.

Rivalidade dos gramados para a quadra

Na outra semifinal, o Flamengo (que dominou o Minas nas quartas e venceu por 92 a 74), terá pela frente o Botafogo. No rubro-negro, o ala Marquinhos deverá ser o grande motivo de preocupação do alvinegro. Ele foi o “cara” contra o Minas, com 29 pontos (sendo sete bolas da linha dos três), além de dois rebotes e três assistências. Quem também deve chamar a responsabilidade nas semis é Olivinha. O ala/pivô, juntamente com Ânderson Varejão, dominou o garrafão contra a equipe de Leandrinho.

Já o Botafogo surpreende pela boa campanha no Super 8. O ala/pivô Arthur Bernardi, grande destaque das quartas contra o Pinheiros ao anotar 30 pontos e oito rebotes, deverá liderar tecnicamente a sua equipe. Outros destaques do Botafogo são o pivô Ansaloni, o armador Jamaal e o ala/armador Cauê Borges.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.