RELIGIOSIDADE NO NATAL

Celebrações dedicadas ao nascimento de Jesus movimentam igrejas

Nas igrejas da Sé e São Paulo Apóstolo, as liturgias realizadas no Natal chamaram atenção para a essencialidade de manter-se próximo a Jesus

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Padre Antônio José destacou a necessidade de seguir os passos do filho de Deus, para além do Natal
Padre Antônio José destacou a necessidade de seguir os passos do filho de Deus, para além do Natal (missa)

Missas tradicionais em celebração ao nascimento de Jesus marcaram as comemorações natalinas. Nas igrejas de São Paulo Apóstolo, no bairro Renascença I, e da Sé, no Centro, as missas realizadas durante a manhã e fim da tarde de ontem (25), reuniram famílias que acompanharam a liturgia, considerada como uma das mais especiais do ano. Para os párocos, o foco das cerimônias é enaltecer o verdadeiro significado da data e fortalecer os preceitos cristãos que, muitas vezes, ficam em segundo plano.

Na Igreja de São Paulo Apóstolo, a missa celebrada pelo padre Antônio José chamou atenção para o significado de aproximar-se de Cristo. Durante a missa, destacou a necessidade de seguir os passos do filho de Deus, para além do Natal, missão levada a séria por cristãos, como a professora Aline Damázio, que fez questão de estar presente na celebração, acompanhada dos pais e do filho, durante a missa de 8h na paróquia.

“É uma forma de repassar a ele o costume que me foi passado pelos meus pais”, explicou Aline Damázio referindo-se ao filho. “Sempre mantemos o costume de vir à igreja juntos, não apenas no Natal. É como agradecemos pelas graças alcançadas e também uma maneira de acalmar nossas angústias”, destacou.

Para o educador físico Felipe Serra, a visita às igrejas tem sido deixada de lado por muitos. “Às vezes damos desculpas como falta de tempo, trânsito e obrigações para não comparecer à casa de Deus, mas temos que nos manter próximos, como o padre Antônio José disse. Não podemos nos distanciar de Deus quando as coisas vão bem e nos aproximar somente nas necessidades. O Natal é um bom dia para nos conciliarmos com Ele”, ressaltou.

Significado
Na Igreja da Sé, a celebração realizadas às 17h30 chamou a atenção dos fiéis para o verdadeiro significado do Natal: o nascimento de Jesus. “A gente insiste em trazer ao povo o verdadeiro sentido da data, porque às vezes nos vemos perdidos em meio a tantas motivações até supérfluas, como presentes e roupas, que acabamos esquecendo o mais importante”, destacou o padre César de Sousa.

Para o padre, é importante manter-se interiormente nutrido de fé, principalmente em datas como o Natal. “A gente prepara muito o exterior e o coração, por muitas vezes, fica incompleto. A gente quer bater nessa tecla, por isso, a palavra de ordem para hoje é celebrar o nascimento de Jesus na minha vida, na minha casa, na minha família, para que ele possa transformar a minha jornada e encher a minha vida de amor, alegria e esperança, como foi a intenção de Deus ao enviá-lo ao mundo”, completou.

Além da missa de Natal, tornou-se tradição a apresentação do músico maranhense Fernando de Carvalho e convidados. O concerto Natal na Catedral, que iniciou por volta das 8h30, movimentou a praça Dom Pedro II, onde fica localizada a Igreja da Sé.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.