Quantidade vs Qualidade

Sampaio acumula contratações em temporada para esquecer

Tricolor acumulou contratações neste ano, só para o meio de campo foram 23 jogadores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Marlon foi um dos meias que passou pelo Sampaio em 2018
Marlon foi um dos meias que passou pelo Sampaio em 2018 (MARLON SAMPAIO )

SÃO LUÍS – Com o fim do ano chegando é normal a realização daquele balanço do que se fez durante a temporada e, é claro, refletir sobre o que não pode se repetir em 2019. Lógico que as coisas boas precisam ser repetidas, com alguma melhora, e o que não deu certo tem de ser modificado com urgência. Pois bem, no Sampaio se tem uma coisa que não foi bem-feita durante esse ano foi a montagem da equipe. Com uma campanha irregular a temporada inteira, o Tricolor acumulou contratações que não surtiram efeito e, apesar do título inédito na Copa do Nordeste, acabou o Campeonato Brasileiro com o segundo rebaixamento seguido, e uma de suas piores campanha na Série B. Para se ter uma ideia, só meios-campistas a Bolívia Querida teve 23 neste ano, mais de duas equipes. Atacantes foram 14, o que não se refletiu em gols. Fica a reflexão, melhor qualidade do que quantidade.

Baseada em números divulgados pelo matemático Manoel Martins, a reportagem analisou as contratações do Sampaio nesta temporada e o que se viu não é nada animador. Apesar da grande quantidade de atletas que vestiu a camisa do clube este ano, poucos, de fato, deram algum retorno técnico. Meios-campistas foram 23, e deste a maioria jogou poucos minutos. Destes nomes, têm alguns que a torcida, com certeza, nem lembra: tipo Alexandre Pinho, que atuou apenas uma vez pela equipe na temporada. Outro que apenas figurou no grupo foi o meia-atacante Dalberto, que jogou seis jogos e não fez nenhum gol.

Nesta lista encontra-se também o meia Marcos Aurélio, que chegou ao Tricolor no fim da temporada, para tentar ajudar a equipe a escapar do rebaixamento. Com passagens por grandes clubes, e badalado no cenário nacional, o jogador fez apenas quatro partidas pela equipe maranhense e não marcou nenhuma vez. Outros nomes como Lucas Sharlinton, Rafael Pernão, Yuri, Marcelinho e Yann não vão deixar saudades também.

Para ser justo, entre esses atletas têm muitos que ajudaram bastante e agradaram a torcida. Caso de Fernando Sobral, que se transferiu recentemente para o Ceará, Eloir, que chegou no fim do ano e agradou bastante, tanto que teve seu vínculo renovado. E outros que, mesmo sem grande destaque, também mantiveram a regularidade, casos de William Oliveira, César Sampaio, Marlon, Nonato e Diego Silva.

Portanto, diante destes números, fica bem claro que a quantidade não se transformou em qualidade. Destes jogadores que atuam no meio de campo, apenas Fernando Sobral alcançou a marca de cinco gols neste ano.

Muita gente e pouco gol

Por falar em gol, a reportagem analisou também a movimentação do Sampaio no setor de ataque da equipe nesta temporada. E, assim como o meio de campo, não é nada animador. Em 2018, 14 atacantes passaram pela equipe, quantidade que não ajudou o desempenho na quantidade de gols marcados.

Destes 14 atacantes, alguns não chegaram a marcar nenhuma vez, caso de Cláudio Maradona. O atacante, que veio do Boa Vista (RJ) como grande promessa após um bom Campeonato Carioca, jogou duas vezes e não balançou as redes. Mesma situação de Alexandro, que fez apenas duas partidas e não marcou também. Das categorias de base, o atacante Erik não chegou nem a jogar.

Preterido por quase todos os treinadores que passaram pelo clube, o centroavante Uilliam Barros foi o maior goleador do Sampaio neste ano, ele marcou 17 vezes, em mais de 50 jogos disputados. Para se ter uma ideia do bom desempenho do jovem Uilliam (24 anos), o segundo homem de ataque que mais marcou foi Bruninho, com cinco tentos. A maioria marcou apenas uma vez. Com 32 gols, o Sampaio teve um dos três piores ataque da Série B deste ano.

Meio-campistas do Sampaio em 2018

ADILSON GOIANO - ALEXANDRE PINHO – CÉSAR SAMPAIO – DALBERTO - DANIELZINHO - DANILO PIRES - DIEGO SILVA – ELOIR - ESQUERDINHA – FERNANDO SOBRAL – JOÃO PAULO – JOCINEI - LUCAS SHARLITON – MARCOS AURELIO - MARLON – MARCELINHO – NONATO – RAFAEL PERNÃO – SILVA - WELLINGTON RATO - WILLIAM OLIVEIRA – YANN – YURI

Atacantes do Sampaio em 2018

ALEXANDRO – ALISON - ALVINHO – BRUNINHO – CARLÃO – CLAUDIO MARADONA – ERICK – JHEIMY – MATHEUSINHO - MISAEL - REGINALDO JUNIOR - RODRIGO FUMAÇA – THIAGO – UILLIAM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.