Travessia

Ferry-boat: mais de 24 mil já viajaram

Os dados, informados pela Emap, registram apenas as viagens entre os dias 21 e 23

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

As idas e vindas de viajantes e veículos no Terminal de Passageiros Ponta da Espera durante o período natalino permanecem em ritmo moderado. De 21 a 23 de dezembro, mais de 24 mil pessoas embarcaram e desembarcaram no terminal. As constantes viagens têm, em sua maioria, o objetivo de reunir familiares para a ceia de Natal.

Glauco Vaz, gerente de Terminais Externos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), avalia o fluxo de saídas como esperado para a época. “Tivemos um bom número de passageiros e de veículos fazendo a travessia. Devemos ressaltar que, apesar dos números altos, todas as viagens foram tranquilas em termo de lotação, dado o fato do maior número de viagens e dos ferries, que comportam mais pessoas”, frisa.

Segundo informações da Emap, apenas no sábado, cinco viagens foram adicionadas para contemplar o fluxo de passageiros que desejavam realizar a travessia. Em números, no dia 21 de dezembro 8.207 pessoas realizaram a viagem; no dia 22 foram 8.250 pessoas; já no dia 23 foram 7.746 pessoas. Para o dia 24, o fluxo esperado era de 5 mil pessoas. Nos três dias supracitados, 3.884 veículos realizaram a travessia.

Além das passagens para o período natalino, também foram esgotados os bilhetes para os dias que antecedem e sucedem a virada de ano. Passagens entre os dias 29 de dezembro e 2 de janeiro não estão mais disponíveis. A administração das empresas pode planejar algumas rotas adicionais parem serem realizadas, indo de acordo com a demanda de passageiros. Vale ressaltar que, para possíveis viagens extras nas datas citadas, as vendas são realizados apenas nos dias das viagens.

A Emap afirma que, mesmo com bilhetes esgotados, o fluxo de pessoas nesses dias deve ser menor do que o registrado nos dias antecedentes ao Natal. “Por causa do dia que as datas festivas caíram neste ano, muitas pessoas vão permanecer ou nas cidades do interior ou em São Luís. Devemos ver um grande montante de pessoas viajando apenas no Carnaval de 2019”, afirma Glauco Vaz.

O Terminal de Passageiros Ponta da Espera opera com 12 viagens fixas diárias. Por meio deste transporte quase 2 milhões de pessoas e mais de 300 mil veículos realizaram viagens em 2017.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.