Transformação

Renovando a história: Complexo Deodoro é reinaugurado

Primeira etapa das obras na Rua Grande também foi entregue neste fim de semana, segunda etapa fica pronta em março; obras de revitalização do espaço foram realizadas por meio do programa PAC Cidades Históricas, do Governo Federal

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

[e-s001]O Complexo Deodoro, que compreende as praças Deodoro e Pantheon e alamedas Silva Maia e Gomes de Castro, além da primeira etapa das obras da Rua Grande, foram reinaugurados no início da noite de sábado, 22. Parte do projeto de requalificação urbanística da região, executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio do PAC Cidades Históricas, os espaços receberam cerca de 3 mil pessoas, que foram prestigiar, ainda, a iluminação de Natal, montada no logradouro.

O novo Complexo Deodoro se destaca pela beleza e importância social e histórica para a cidade. As áreas concluídas estão com novo reordenamento do espaço urbano, contemplando pedestres e possibilitando maior interação social.
As praças possuem o mesmo nivelamento para facilitar a locomoção de deficientes físicos; são encontrados por todo o espaço os sinalizadores de piso para deficientes audiovisuais. Possuindo diversos bancos cobertos por árvores e caramanchões, construídos de forma sustentável, utilizando como matéria-prima elementos inutilizados, como madeiras, barras de ferro e pedras; conta, também, com áreas verdes destinadas à recreação infantil. Também foram construídos banheiros masculinos e femininos, com 10 cabines cada.

Marizete Sena, de 64 anos, não conteve a alegria ao ver o resultado na revitalização da praça. “Estou encantada! Estou feliz, porque eu amo meu Maranhão e principalmente amo minha São Luís. É tão raro a gente ver uma inauguração desse tipo aqui. Sabemos que temos uma cidade linda, mas é tão mal cuidada. Espero que a partir de hoje as pessoas venham tomando consciência”, frisou.

[e-s001]Obra finalizada
Sobre a realização, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, exaltou o sentimento de alegria em poder entregar à população a obra finalizada. “Durante muito tempo a população clamou pela revitalização desse espaço. Agora, ver tudo reformado sendo entregue ao maranhense é extremamente gratificante, principalmente por se tratar de praças e alamedas que carregam toda uma história”, disse.

O prefeito reforçou em seu discurso na solenidade de entrega, a importância de uma maior consciência coletiva dos moradores da cidade, no que se diz respeito ao cuidado do espaço. “É importante frisar que a população deve criar um sentimento de pertencimento com esse espaço, para assim mantê-lo limpo, organizado e digno, como está sendo entregue hoje. A Prefeitura trabalhará diariamente, por meio da Guarda Municipal, Blitz Urbana, dentre outros meios, para que a ordem seja mantida neste espaço”, finalizou.

Presente de Natal
Chegando como um presente de Natal à população, as obras de requalificação das primeiras quadras da Rua Grande e o Complexo Deodoro eram muito esperadas. A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogea, exaltou a alegria que sentiu ao ver o projeto finalizado. “O Complexo Deodoro é um dos maiores já revitalizados e quase ninguém acreditava que iríamos entregar. Tínhamos alguns problemas para iniciar o projeto, principalmente por causa do comércio informal, mas conseguimos entregar algo que parecia ser impossível. Esse espaço está tão bonito quanto muitas cidades europeias, e só posso dizer que estou muito feliz por fazer parte disso”, ressaltou.

Sobre as obras na cidade, a presidente do Iphan afirmou que o trabalho deve ser continuado. “Além da segunda etapa da Rua Grande, que será entregue março, o Iphan vai começar obras na Praça João Lisboa, no Largo do Carmo e na Praça das Mercês. Deve entregar, também, as obras do Teatro do João do Vale, do Centro Artístico Operário e o prédio da Junta Comercial, localizado na Praça Pedro II”, completou.

A solenidade contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência do Brasil, Carlos Marun, e do ministro da Cultura do Brasil, Sérgio Sá Leitão. Marun reiterou a importância da execução do projeto. “O Governo Temer, quando assumiu, resolveu dar continuidade a iniciativas que consideramos importantes, e o Complexo Deodoro foi uma dessas. Nós nos comprometemos com nossa parte, liberamos o recurso necessário, e podemos ver hoje que esse espaço está sendo entregue novinho em folha, de volta à sociedade”, disse.

[e-s001]Uma programação cultural especial marcou a entrega dos espaços. O palco montado na Praça do Pantheon foi ocupado por apresentações de Fernando de Carvalho, Mano Borges, Coral São João e Trio 1 2 3, formado pelas cantoras Tássia Campos, Mila Camões e Camila Boueri, além de apresentação de Boi de Santa Fé. Durante todo o evento, a segurança estava a postos com efetivo da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

O projeto
A magnitude e beleza da nova Praça do Pantheon é percebida com os elementos arquitetônicos e paisagísticos que resultaram da requalificação urbanística. Os serviços contemplaram a colocação de nova pavimentação em concreto lapidado, renovando todo o piso; colocação de granito na área central e de grama nas áreas de canteiro, instalação de caramanchões para proporcionar beleza e sombreamento aos ambientes, novo mobiliário urbano, entre outros elementos urbanísticos e arquitetônicos como três conjuntos de caramanchões. O espaço ganhou ainda novo mobiliário urbano, com bancos e lixeira; e nova configuração da iluminação pública, com a utilização de luminárias mais eficientes.

Outro destaque na nova configuração do Complexo Deodoro foi o retorno dos bustos de grandes personalidades das artes e letras do Maranhão à Praça do Pantheon. Por 11 anos, eles haviam sido armazenados no Museu Histórico e Artístico do Maranhão e agora foram higienizados e restaurados para retomar seu local de destaque, em frente à Biblioteca Benedito Leite.

Na Praça Deodoro, o piso antigo foi retirado para colocação de nova pavimentação. O logradouro também ganhou novos banheiros públicos, bancos de pedras lioz, áreas para recebimento de atividades diversas e de fiscalização; canteiros ajardinados, nova iluminação pública, entre outros elementos arquitetônicos. No espaço, mobiliários novos, 38 luminárias, bancos com design diferenciado, caramanchões, grama nova, além de centro administrativo e dois salões para Blitz Urbana e policiamento de área.

A Rua Grande, que aos poucos vai ganhando um novo desenho, teve concluídos os serviços das quatro primeiras quadras, nesta primeira etapa. A via, que recebe um movimento diário de 100 mil pessoas em dias normais e 150 mil pessoas em períodos festivos como o Natal, teve reinaugurado o trecho compreendido entre o Canto da Viração e a esquina da Travessa São Pantaleão. Foram feitos novo piso de bloquete intertravado; sistema de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda, instalação elétrica subterrânea, novo posteamento de iluminação pública, entre outros serviços que conferiram ao espaço mais beleza e qualidade ao passeio público do maior centro de comércio popular da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.