Requalificação

Complexo Deodoro e primeira etapa da Rua Grande são reinaugurados

As obras fazem parte do PAC Cidades Históricas, projeto do Governo Federal que trabalhou na requalificação da área por meio do Iphan e da Prefeitura de São Luís

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
As praças possuem o mesmo nivelamento para facilitar a locomoção de deficientes físicos; são encontrados por todo o espaço os sinalizadores de piso para deficientes audiovisuais.
As praças possuem o mesmo nivelamento para facilitar a locomoção de deficientes físicos; são encontrados por todo o espaço os sinalizadores de piso para deficientes audiovisuais. (Praça Deodoro)

São Luís - Foi realizado no início da noite deste sábado (22) a entrega da obra do Complexo Deodoro, que compreende as Praças Deodoro e Panteon, além das alamedas Silva Maia e Gomes de Castro. Além disto, a primeira etapa das obras da Rua Grande também foram reinauguradas. Parte do projeto de requalificação urbanística da região executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio do PAC Cidades Históricas, a reinauguração recebeu cerca de 3 mil pessoas, que foram prestigiar, ainda, a iluminação de Natal montada no espaço.

Representando o presidente Michel Temer, o Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência do Brasil, Carlos Marun, reitera a importância da execução do projeto. “Com a conclusão dos serviços o Centro da capital ganha espaços com nova estrutura urbanística, além de belas. A área se torna mais aprazível para moradores e fomenta também o turismo na região”, diz. Além de Carlos Marun, Sérgio Sá Leitão, Ministro da Cultura do Brasil, também esteve presente na solenidade.

Garantindo mais facilidade para a circulação na área e maior acessibilidade as pessoas, o novo Complexo Deodoro também se destaca por trazer mais beleza ao local que tem uma enorme importância social e histórica para a cidade. As áreas concluídas estão com novo reordenamento do espaço urbano, contemplando pedestres e possibilitando maior interação social.

As praças possuem o mesmo nivelamento para facilitar a locomoção de deficientes físicos; são encontrados por todo o espaço os sinalizadores de piso para deficientes audiovisuais. As praças possuem diversos bancos cobertos por árvores e gazebos, além de áreas verdes destinadas à recreação infantil. Também foram construídos banheiros masculinos e femininos, com 10 vagas cada.

Sobre a realização da obra, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, exalta o sentimento de alegria em poder entregar à população a obra finalizada. “Ela chega como um presente de Natal. As obras de requalificação das primeiras quadras da Rua Grande e o Complexo Deodoro são um grande avanço, pois se tratam do maior centro comercial de São Luís, cujas intervenções realizadas pelo Iphan têm impacto positivo no comércio da região, na geração de emprego e renda e na melhoria do espaço público”, explica.

No que compreende a Rua Grande, que recebe um movimento diário de 100 mil pessoas em dias normais, o trecho compreendido entre o Canto da Viração e a esquina da Travessa São Pantaleão foi entregue com novo piso de bloquete intertravado; sistema de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda, instalação elétrica subterrânea e novo posteamento de iluminação pública. A Rua Grande completa deve ter suas obras finalizadas no mês de março deste ano.

Você poderá conferir a matéria completa sobre a Reinauguração do Complexo Deodoro e Rua Grande na edição de segunda-feira, dia 24, em O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.