PH

Gente que vem dia 31

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O mais famoso advogado do Maranhão, Kleber Moreira, com o desembargador Paulo Velten Pereira
O mais famoso advogado do Maranhão, Kleber Moreira, com o desembargador Paulo Velten Pereira (PH01)

Cresce o número de pessoas de charme de estados como o Ceará, Piauí e Pará que estão com reservas confirmadas no Réveillon Blue Tree – A noite Mágica, que certamente fará a diferença na maior e mais deslumbrante festa da virada em São Luís. Hoje e amanhã, estará à disposição no hall do Hotel Blue Tree São Luís, um stand com o mapa das mesas para que as pessoas possam escolher os seus lugares nessa que promete ser a festa com a maior mordomia na despedida de 2018 e saudação a 2019.

“Happy Hour” com um mestre do Direito

A experiência do mais famoso e aplaudido advogado do Maranhão, Dr. Kleber Moreira, foi o destaque do último happy hour da Escola Superior
da Magistratura do Maranhão (Esmam).
Aos 87 anos, Kleber Moreira é o advogado mais antigo em atividade no Maranhão, com uma trajetória profissional relevante e reconhecida nacionalmente.
Na palestra, o jurista, decano do Conselho Seccional da OAB-MA discorreu sobre a sua atuação e de outros advogados da mesma geração, com destaque para a dinâmica das relações mantidas entre o Judiciário e as instituições que compõem o sistema de justiça.
Kleber Moreira foi o primeiro presidente do Instituto dos Advogados do Maranhão, fundador do Instituto Maranhense de Estudos de Direito Tributário, integrante de inúmeras comissões de concursos para ingresso na magistratura.
O happy hour da Esmam acontece mensalmente na sede da escola (Rua Búzios, s/n – Calhau), sempre com um convidado de destaque objetivando abrir espaço para lançamento e análise de obras literárias, apresentação de talentos, debates sobre temas da atualidade - comportamento, ciência, arte e entretenimento – sempre.
Em tempo: no mesmo dia, antes da palestra, o professor José Jairo Gomes foi homenageado com a medalha Artur Quadros Colares Moreira, proposta pelo juiz-membro da nossa Corte eleitoral, Eduardo Moreira, por sua contribuição no seminário realizado em junho pelo TRE-MA.

Judiciário
O Judiciário brasileiro está fora de rumo há muito tempo e a nação ainda não sabe quem poderá pôr ordem na casa. Tomando-se como exemplo decisões recentes, um juiz do TRF da 4ª Região, em
Porto Alegre, mandou soltar o ex-presidente Lula e minutos depois outro juiz da mesma Corte determinou que ele ficasse preso.
O ministro Luiz Fux (STF) decidiu em 2014, por sentença liminar, que a magistratura tinha direito a “auxílio moradia”, sentou-se em cima da decisão durante quatro anos e só recentemente a revogou depois que o presidente Michel Temer sancionou o reajuste de 36% para o Judiciário.
Já o ministro Ricardo Lewandowsky autorizou recentemente, também por liminar, que dois jornalistas da “Folha de São Paulo” poderiam entrevistar o ex-presidente Lula na prisão.
O ministro Fux, no exercício da presidência do STF, cassou a liminar do colega alegando que por sua relevância o caso deveria ser levado ao plenário, o mesmo a que ele deveria ter submetido a liminar do “auxílio moradia”, mas não o fez.

Judiciário 2
Quarta-feira, para bagunçar o coreto mais ainda, o ministro Marco Aurélio de Mello decidiu por liminar (sempre ela) que condenados em segunda instância deveriam ser postos em liberdade em respeito ao princípio constitucional da presunção da inocência, mesmo sabendo que a jurisprudência da Corte, firmada em 2016, determina o contrário. Poucas horas depois, o presidente Dias Toffoli cassou a liminar, deixando tudo como se encontra hoje.

Judiciário 3
Apesar disso, a nação se pergunta há muito tempo se temos um Supremo colegiado ou 11 Supremos individuais, em que cada um decide como quer e sem prestar contas sequer à Constituição.
A volta ao princípio da colegialidade devolveria prestígio ao STF e emprestaria segurança
jurídica às suas decisões.

Judiciário 4
Se restava algum explosivo para ser detonado até o fim do ano, o ministro Marco Aurélio Mello acendeu o fósforo.
A soltura do ex-presidente Lula provocaria um incêndio
político, sem precedentes, pela forte influência que sua prisão teve no recente processo eleitoral.
Seria até levantada a tese de nova ida às urnas, para tumultuar.
Em tempo: desde 1990, quando assumiu, o ministro Marco Aurélio Mello é o integrante do STF mais disponível para conceder entrevistas. Não movido pela vaidade, mas por entender que o Judiciário precisa prestar contas à sociedade e a Imprensa age corretamente ao buscar esclarecimentos.

DE RELANCE

Empreendedorismo
O ensino formal do empreendedorismo como uma disciplinar curricular, a exemplo do que já acontece em países de primeiro mundo, é uma tendência cada vez mais forte entre as escolas de vanguarda. E ao introduzir esse tipo de prática, todos têm a ganhar – alunos e a sociedade em geral. Especialistas defendem que quando os alunos aprendem sobre o fazer Empreendedor desde cedo, muitos são os benefícios: Formação de protagonistas e não apenas executores; ou seja, profissionais com mais liderança e autonomia; Aumento da cultura de Inovação no país; Melhor qualificação dos futuros colaboradores uma vez que há também o intraempreendedorismo, ou seja, o ato de empreender mesmo sendo um empregado.

Empreendedorismo 2
E mais: o empreendedorismo já vai criando o conceito de empoderamento, moldando a consciência ambiental, econômica e social dos futuros líderes do país. Por tudo isso, o Colégio Dom Bosco criou as disciplinas “DNA Empreendedor” e “Business”, que são inéditas e já serão implantadas em 2019 a partir do primeiro ano do Fundamental I até o Ensino Médio. Ambas fazem parte das novidades da nova proposta pedagógica do Colégio Dom Bosco em seu novo posicionamento de escola exponencial.

Empreendedorismo 3
Detalhe: nada como unir teoria e visão de mercado para fomentar o empreendedorismo e por isso, o Dom Bosco fechou um convênio inédito com o Sebrae-MA, órgão com expertise máxima em empreendedorismo no país e que vai ajudar a escola nessa missão de transmitir aos alunos os conceitos e tendências nesse setor, com o que há de mais moderno no segmento.

Orçamento aprovado
O orçamento do governo federal foi aprovado pelo Congresso Nacional, prevendo déficit de 139 bilhões de reais. Para começar. Como em anos anteriores, vai subir. O pior: quanto a investimentos, será o menor desde 2004. Significa que a máquina administrativa exige cada vez mais. Desafio que o futuro presidente Jair Bolsonaro pretende reavaliar. O teto de gastos da União em 2019 será de 1 trilhão e 400 bilhões de reais. O valor dos investimentos ficará em 155 bilhões e 800 milhões, sendo 119 bilhões para as estatais. Os demais órgãos receberão ridículos 36 bilhões e 200 milhões.

Seguro-desemprego online
O chamado seguro-desemprego 100% web, apesar de se tratar de um sistema voltado a desempregados, é uma novidade apresentada pelo Ministério do Trabalho que deve facilitar a vida daqueles que têm direito ao benefício. Sem precisar enfrentar filas, basta acessar o portal Emprega Brasil e seguir o passo a passo informado.

Olavo xingado
Olavo de Carvalho, jornalista, escritor e filosófo, ex-comunista que virou um dos maiores arautos do ideário conservadorista no Brasil, sacudiu as redes de jornalistas ao dizer que ‘os jornalistas são os maiores inimigos do povo, seja nos EUA, seja no Brasil’. Está academicamente linchado.

Reencontro em São Luís
Este Repórter teve o imenso prazer de reencontrar ontem em São Luís, durante o happy-hour do It Gourmet, no Calhau, dois dos mais atuantes jornalistas da crônica social do Piauí: Rivanildo Feitosa (do jornal e TV Meio Norte) e Cícero Cardoso (da revista Click Nordeste, além este, herdeiro da famosa fábrica de Cachaça Mangueira).

Para escrever na pedra:
“Ninguém jamais vencerá a guerra entre os sexos: há muita confraternização entre inimigos.” De Henry Kissinger.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.