Investimentos

Empresários reivindicam mais investimentos para o turismo

Entidade Destination Maranhão, que apresentou as queixas, representa nove associações do setor turístico do estado; entre as reivindicações está a reativação da Secretaria de Turismo, para dar suporte ao estado

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Empresários protocolaram carta solicitando investimento  no turismo
Empresários protocolaram carta solicitando investimento no turismo (empresários)

Representantes da entidade Destination Maranhão - grupo que abrange nove setores relacionados ao turismo local - protocolaram no Palácio dos Leões, na manhã de ontem (20), uma carta destinada ao governador Flávio Dino, reivindicando maiores investimentos para fomentar o turismo do estado. Entre as solicitações está a reativação da Secretaria de Turismo, que atualmente funciona em conjunto com a Secretaria de Cultura.

A Destination Maranhão foi criada há menos de um mês no estado, com a intenção de movimentar e aquecer a economia turística local, que, de acordo com seus integrantes, encontra-se em defasagem em relação a outras regiões do país. O grupo, composto por nove entidades do segmento de turismo - entre elas a Associação Maranhense de Mídia Especializada em Turismo e Cultura (Ammeturc), o Sindicato de bares e restaurantes do Maranhão (Sindbares), a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV/MA) -, busca participar de forma mais ativa da tomada de decisões direcionadas ao setor, como destacou Marcos Machado, diretor de Relações Institucionais do Destination Maranhão e presidente da Ammeturc.

"Nós não estamos querendo brigar com o estado, ou gerar oposição contra o governo. Pelo contrário. Queremos nos aliar a ele e ter uma pasta com um representante nosso brigando e discutindo nossos anseios, levando as nossas propostas, buscando diálogos para alcançar, enfim, os nossos objetivos, que são não somente das associações, mas também da população do Maranhão, pois o desenvolvimento do turismo se reflete na geração de emprego, renda e investimentos para o estado", afirmou.

Muita coisa precisa ser melhorada, como por exemplo a malha viária de São Luís, que perdeu muitos voos, principalmente por causa da alta taxa de ICMS que é cobrada sobre o combustível das aeronaves”Marcos Machado, diretor de Relações Institucionais do Destination Maranhão e presidente da Ammeturc.

Por meio do documento, a entidade solicitou ainda a recriação da Secretaria de Turismo, que, desde 2016, foi incorporada à pasta da Cultura, tornando-se a Secretaria de Cultura e Turismo. Distanciou-se das ações do governo do segmento turístico do estado, como explicou o presidente do Destination Maranhão e do Sindibares, Francisco Neto. "Nós estamos sugerindo o desmembramento da Secretaria de Turismo, para que volte a ser independente, e possa traçar com o Destination, que representa essas nove entidades, rumos corretos e concretos para o turismo do Maranhão", esclareceu.

Para a entidade, a expectativa é de que a iniciativa resulte em uma parceria, para potencializar o panorama turístico do Maranhão, que, apesar das grandes conquistas alcançadas, como a construção de rodovias que ligam o estado a rotas turísticas, ainda atua de forma tímida, quando comparado ao mercado nacional, conforme frisou Marcos Machado.

"Muita coisa precisa ser melhorada, como, por exemplo, a malha viária de São Luís, que perdeu muitos voos, principalmente por causa da alta taxa de ICMS que é cobrada sobre o combustível das aeronaves, quando cidades próximas, como Fortaleza, têm essa taxa anulada. A alta taxa de energia elétrica paga pelo setor hoteleiro, que acaba sendo repassada ao consumidor, a ausência de um calendário de eventos, com promoções e divulgações maior, como para o Carnaval e São João, a infraestrutura do Centro Histórico. São diversos pontos que necessitam de um olhar especializado para desenvolver o turismo maranhense", concluiu.

Para questionar sobre as reivindicações apresentadas pelos empresários do setor hoteleiro, O Estado manteve contato com o Governo do Maranhão, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.