Na Indonésia

Criança com deficiência vive odisseia para ir à escola

Garoto sonha em fazer faculdade e se tornar bombeiro, médico ou astronauta; Mukhlis Abdul Holik percorre uma distância de cerca de seis quilômetros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

INDONÉSIA - Um menino de 8 anos, que sofre uma deficiência física severa, ficou famoso na Indonésia por percorrer seis quilômetros de um caminho de condições precárias para poder ir à escola – todos os dias.

Mukhlis Abdul Holik, que não pode ficar de pé, percorre uma distância de cerca de seis quilômetros até a escola rastejando ou caminhando em suas mãos, que ele protege com sandálias. Os pés deformados e as pernas curtas não permitem que ele alcance mais do que a altura do quadril de seus colegas de classe.

Apesar da deficiência, ele consegue atravessar os mesmos caminhos pedregosos e passar pela mesma ponte de madeira que as outras crianças para chegar ao colégio, no oeste da ilha de Java, acompanhado por sua mãe. "A estrada é íngreme, mas todo dia ele chega lá", explica Pipin, sua mãe, que, como muitos indonésios, tem apenas um nome.

"Quando temos dinheiro ele pega um moto-táxi, mas quando temos dificuldades, ele precisa se arrastar. Mas nunca reclama, faça chuva ou faça sol vai à escola", acrescenta.

Encontro com presidente

A façanha do garoto atraiu atenção no país de 260 milhões de habitantes e possibilitou um encontro no início deste mês com o presidente Joko Widodo, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

"Quando nos conhecemos, perguntei a Abdul se ele queria alguma coisa", explicou o presidente em um comunicado. "Pensei que ele iria pedir um presente, mas ele apenas disse que queria ir para a faculdade", acrescentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.