Natal

História de Natal em espetáculo na Praia Grande

Espetáculo “Presente de Maria – Uma estória de Natal” será apresentado no Teatro de Bolso Cazumbá, na Praia Grande, de hoje até o dia 23 de dezembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Grupo Cazumbá apresentará espetáculo
Grupo Cazumbá apresentará espetáculo (Grupo Cazumbá)

São Luís - De hoje até o dia 23 dezembro, o espetáculo “Presente de Maria – Uma estória de Natal”, da Cia Cazumbá de Teatro e Dança, será apresentado às 18h, no Teatro de Bolso Cazumbá, na Praia Grande. O espetáculo tem direção do dramaturgo Américo Azevedo Neto e promete ser emocionante.

“Estamos buscando sempre novidades para o nosso público. Tenho a certeza de que todos vão gostar, assim como nós, que somos apaixonados pela arte”, conta Américo Azevedo Neto.

A Cia. Cazumbá foi fundada em 1973, em 2 de abril, quando alguns jovens, ainda na universidade, buscaram fazer um teatro comprometido com as coisas do Maranhão. Essa busca acabou por aproximá-los do folclore que, a partir daí, passou a se constituir a principal matéria prima de seus espetáculos.

O portfólio da companhia é recheado de espetáculos, sendo o mais conhecido o “Auto do Bumba Meu Boi”, pois é o mais premiado do Maranhão. O Cazumbá, que dá nome à proposta, é justamente a criatura de outro mundo, que vaga pela noite fazendo travessuras, mas que abandona suas características sombrias para louvar aos santos no mês de junho, principalmente São João.

O espetáculo aborda uma das passagens da brincadeira que, com o passar do tempo, está ficando à margem da apresentação nas festas juninas maranhenses. É o momento do folguedo que encena o desejo de Catirina de comer a língua do boi mais bonito da fazenda, onde seu marido (Pai Francisco) é vaqueiro e escravo.

O grupo Cazumbá, entre outras coisas, está sempre se renovando, sem deixar de lado sua essência, que é transformar folclore em espetáculos teatrais inéditos. Apesar de ter o folclore como matéria-prima, a companhia enfatiza seu compromisso primeiro com a dança e o teatro, relendo as manifestações folclóricas e populares.

Serviço

O quê

Espetáculo “Presente de Maria – Uma estória de Natal”

Quando

De hoje até o dia 23 de dezembro, às 18h

Onde

Teatro de Bolso Cazumbá (Praia Grande)

Instagram: @ciacazumba / E-mail:ciacazumbadeteatroedanca@gmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.