COMPLEXO DEODORO

Complexo Deodoro será reinaugurado no sábado

Modificação na data, que estava marcada para hoje, 20, se deve à disponibilidade de agenda de autoridades que participarão do evento

MONALISA BENAVENUTO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

[e-s001]A entrega oficial do Complexo Deodoro aos ludovicenses, que seria realizada hoje (20), foi adiada para o fim da tarde de sábado (22), para que sejam feitos os retoques finais, após 13 meses de obras. O espaço, que agora conta com sistema de drenagem e estruturas restauradas, oferece à população e visitantes mais uma opção de lazer na cidade, reconhecida mundialmente por sua riqueza cultural e histórica, reforçando seu título de patrimônio da humanidade. Para a cerimônia, foi preparada uma vasta programação, que contará com apresentações musicais e culturais locais.

Considerado por pesquisadores um dos logradouros mais antigos de São Luís, o Complexo Deodoro passou, nos últimos meses, por sua primeira grande obra de requalificação desde a fundação, no século XVIII. O resultado, já apreciado pela população, sobressalta a representatividade do espaço para a história da cidade, como destacou o escrivão de polícia Arlan Cantanhede.

“É uma ação muito importante, principalmente para a nossa juventude, que tem perdido um pou­co desse valor histórico. Estou realmente deslumbrado com tudo, desde as novas estruturas aos bustos, que reforçam a nossa cultura, literatura e história. Acrescenta bastante à cidade e espero que estimule a população a se apegar a toda essa riqueza que durante muito tempo foi deixada de lado”, destacou.

No total, foram investidos R$ 31.404.149,59 por meio do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, do Governo Federal. A obra, executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís, beneficiou as praças do Pantheon e Deodoro e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro, contando com serviços de drenagem, instalações subterrâneas de redes elétricas e hidráulicas, pavimentação em concreto e recuperação arquitetônica e urbanística, oferecendo novos espaços a pedestres e visitantes.

Nesta reta final, está sendo feita a limpeza dos espaços, assim como a verificação da iluminação pública e instalação de decoração natalina. No entanto, a praça já foi disponibilizada à população que aguarda os últimos acabamentos para o dia tão aguardado, quando a reinauguração será oficializada.

[e-s001]Durante a cerimônia, com nova programação - reagendada para as 17h30 deste sábado (22) devido à disponibilidade de agenda de autoridades que participarão do evento - atrações diversas se apresentarão, como destacou o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary.

“Na Praça do Pantheon, haverá um palco armado, onde se apresentarão cantatas natalinas, remetendo ao período, visto que a entrega antecipada da obra representa um grande presente de natal para a cidade. Artistas locais, como Fernando de Carvalho, Mano Borges, Coral de São João e grupos de balé, também participarão desta grande festa em apresentações dedicadas à cerimônia e aos presentes”, frisou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.