Ação social

Uma aula de cidadania: voluntariado em ação

No dia 5 de dezembro, foi comemorado o Dia Internacional do Voluntário; como parte da comemoração, voluntários da Cemar contam a experiência de levar amor ao próximo, sem esperar nada em troca, além da satisfação de servir

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

[e-s001]Solidariedade, dedicação e generosidade. Estas são características essenciais de pessoas que realizam algum tipo de atividade para ajudar o próximo: os voluntários. Sem receber nenhum retorno financeiro por isso, trabalham duro e com muito amor, pois o pagamento a receber é um sorriso, um abraço e a certeza da gratidão de quem recebe o bem.

Reconhecido desde 1985 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 5 de dezembro é celebrado como o Dia Internacional do Voluntário. Esta data foi criada com o objetivo de despertar o espírito de solidariedade nas pessoas, que são convidadas a colaborar com o desenvolvimento do mundo a partir da dedicação em realizar várias ações sociais.

No contexto de realizar mudanças na realidade social do Maranhão, a Cemar, uma empresa que tem se preocupado em ser cada vez melhor para seus clientes, desenvolve com seus colaboradores o programa de voluntariado Energia do Bem, que tem como objetivo estimular os colaboradores a realizar ações em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento social, nas mais diversas formas.

Carla Santos trabalha na Cemar há 10 anos, e desde 2011 participa do programa de voluntariado que a levou a ter a experiência de dar um pouco do seu tempo e do seu amor para alguém que não conhece e está inserido em uma realidade diferente da sua. “A dimensão deste trabalho é gratificante, poder juntar um pouco do meu tempo e do meu amor para levar algo tão simples, que para quem recebe se torna grandioso, não tem preço, nem valor, o que vale é o sorriso e o abraço que recebo ao final de cada ação,” relata Carla.

Ações
Somente em 2018, a Cemar realizou 26 ações em todo o estado, envolvendo mais de 170 colaboradores entre as ações realizadas. Como destaque, estão a entrega da brinquedoteca na Casa Abrigo de João Lisboa; doação de lenços para mulheres com câncer de mama; entrega de brinquedos para crianças, em Panaquatira, além de ações realizadas com as
Crianças dos projetos: Natação para todos, Liberdade com Basquete e Fórum Jaracaty, que são projetos sociais patrocinados pela Companhia.

[e-s001]Para Jeane Pires, coordenadora do Programa Energia do Bem, a iniciativa da companhia serve para mostrar o seu papel social no desenvolvimento do estado, que, além de fornecer energia elétrica para a população, ela também se preocupa com o outro, em levar “energia do bem” a quem precisa.

“A Cemar vai além de distribuir energia. Com o voluntariado, deixamos um pouco o ambiente corporativo e nos dedicamos a outras pessoas, buscando o bem-estar do nosso próximo. É bom pra quem recebe, mas é melhor ainda para o voluntário, que doa o que temos de mais precioso hoje, que é o nosso tempo, usando nossa energia para fazer o bem”, destaca a coordenadora.

No final de tudo, a palavra que resume o voluntário é gratidão. Gratidão de quem é beneficiado, gratidão por proporcionar sorrisos a outra pessoa. A prática do voluntariado não traz recompensa financeira, porém é unanimidade entre os voluntários: a sensação de bem-estar e felicidade é indescritível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.