Segurança em alto mar

Capitania dos Portos inicia a Operação Verão

Objetivo é garantir segurança às navegações, salvaguarda humana e prevenção da poluição hídrica; operação acontece até janeiro

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

A Operação Verão, da Capitania dos Portos, iniciada na última sexta-feira (14), se estenderá até 20 de janeiro, intensificando trabalhos de fiscalização e conscientização da população sobre os cuidados que devem ser tomados em transportes aquáticos, tanto de passageiro quanto esportivos e de lazer. As ações serão realizadas no litoral e áreas ribeirinhas da Região Metropolitana de São Luís, além de Barreirinhas e municípios da Baixada maranhense e sul do estado.

De acordo com o capitão de Mar e Guerra Márcio Dutra, da Capitania dos Portos do Maranhão, 120 homens, divididos em quatro equipes, atuarão na operação contando com embarcações e viaturas para realizar fiscalizações e notificações. Segundo ele, as ações são voltadas para os municípios com maior concentração turística devido ao período de férias. Em São Luís, as principais atividades são voltadas para os serviços de transporte de passageiro, como explicou o capitão.

“Aqui na capital a gente verifica, principalmente, o transporte que acontece na Rampa Campos Melo para Alcântara, da Ponta da Espera para o Cujupe, no caso dos ferry-boats, algumas embarcações de empresas turísticas que promovem passeios aqui nos rios Bacanga e Anil, além dos transportes de turismo dos demais municípios da região metropolitana, sem esquecer, claro, dos pesqueiros”, destacou.

A intenção é de que as ações promovidas sejam ainda mais intensas, em relação à operação realizada no ano anterior, quando 1.577 abordagens foram feitas, resultando em 25 notificações e duas apreensões. “Nós pretendemos ampliar o número de abordagens neste ano, visto que nossas condições logísticas estão melhores”, informou o oficial, destacando ainda o objetivo das atividades: “O nosso foco é a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e nos rios e prevenção da poluição hídrica”.

O oficial chamou atenção ainda para a participação da população nas atividades. “Eu peço à sociedade que nos ajude e informe, por meio dos nossos canais de denúncia, riscos à navegação, à vida humana e ao meio ambiente, identificados nos mares e rios do estado. A população pode fazer registro fotográfico, nos passar as informações e nós mandaremos equipes para imediatamente averiguar a situação e restabelecer a segurança”, frisou. As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 0800 098 8432 ou pelo e-mail cpma.ouvidoria@marinha. com.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.