Homenagem

Terezinha Rêgo é homenageada pela Câmara Federal

Homenagem foi entregue à professora por Hildo Rocha, que a indicou para o prêmio da Casa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Hildo Rocha indicou Terezinha Rêgo para o prêmio Darcy Ribeiro
Hildo Rocha indicou Terezinha Rêgo para o prêmio Darcy Ribeiro (Hildo Rocha)

A professora Terezinha Rêgo recebeu, ontem, menção honrosa da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados por ser uma das 10 finalistas do Prêmio Darcy Ribeiro - que homenageia pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil. A comissão foi representada pelo deputado Hildo Rocha (MDB), que indicou a professora ao prêmio.
A menção reflete os anos de compromisso e responsabilidade de Terezinha Rêgo com a pesquisa fitoterápica e o atendimento à comunidade. A cerimônia ocorreu no Herbário, ontem, na presença da reitora Nair Portela, docentes, diretores de centro, pró-reitores, familiares e amigos.
Aos 85 anos de idade, Terezinha Rego já desenvolveu diversas pesquisas no campo da Fitoterapia (estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças). Em mais de 50 anos dedicados aos estudos das Hortas Medicinais, Medicina Popular, Pré-Amazônica, Etnobotânica e Espécies Medicinais, ela ainda está à frente da diretoria do Herbário Ártico Seabra da UFMA, referência no atendimento à comunidade por meio de produtos naturais.
A homenagem foi entregue pelo deputado federal Hildo Rocha, responsável pela indicação da professora ao Prêmio Darcy Ribeiro. Ele afirmou que a condecoração é uma forma de valorizar um trabalho que tem por prioridade tornar acessível o tratamento de determinadas pessoas.
“Reconhecer a pesquisa da professora Terezinha Rego é incentivar o trabalho que ela faz para que outras pessoas também venham a fazer o mesmo. Mostrar que a sociedade brasileira tem um apreço muito grande pelo que ela fez, faz”. disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.