Livro

Registros da história em publicação

Livro “Garrett, traficante de escravos”, do pesquisador e professor Gairo Garreto será lançado hoje, às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei; dia 21 a obra será apresentada no município maranhense de Mata Roma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Gairo Garreto lança livro sobre traficante de escravos
Gairo Garreto lança livro sobre traficante de escravos (Gairo Garreto)

SÃO LUÍS - Resultado de uma ampla e minuciosa pesquisa que teve início ainda em 2012 e percorreu três países, o livro “Garrett, traficantes de escravos: a história esquecida da família Garrett na Amazônia”, do professor e engenheiro Gairo Oliveira Garreto traz à luz diversos pontos até então difusos sobre a colonização do Maranhão, reunindo um rico acervo bibliográfico e também iconográfico que revelam muito de uma parte importante da história. A obra, que chega ao mercado pela editora Jaguatirica, será lançada hoje, às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei (São Luís Shopping - Jaracati). Na sexta-feira, 21, o livro também será lançado na cidade de Mata Roma (MA).

Trata-se de um ensaio biográfico que tem como personagens principais Antônio Garrett que veio dos Açores para o Maranhão onde se tornou traficante de escravos e de seu filho, Antônio Raulino Garrett, que, com a morte do pai, assume os negócios da família no Brasil. “Parti das histórias que ouvia do meu avô e de outras pessoas da família sobre fatos e acontecimentos que envolvem os personagens, as maldades, assassinatos e outras coisas que foram sendo passadas de geração a geração. Isto me motivou a pesquisar, buscar as referências históricas para traçar, a partir de fontes confiáveis, esse caminho”, relata

Gairo Garreto que trabalha acontecimentos que vão desde o século XVII até o século XIX.
Em “Garrett, traficante de escravos” o pesquisador narra a vida de Antônio Bernardo Garrett que após a morte da esposa nos Açores e já com mais de 60 anos decide vir para São Luís onde se estabeleceu como próspero comerciante de escravos e também de gêneros como algodão e arroz. Com sua morte, seu único filho, que até então vivia e trabalhava na Europa, decide vir ao Maranhão para tratar dos negócios do pai e, aqui chegando, transfere-se e fixa-se em terras onde hoje estão as sedes dos municípios de Mata Roma e Anapurus. “O livro não traça apenas a trajetória da família, mas também dá subsídios para entendermos melhor a história pois traz à luz sua integração e protagonismo na sociedade e economia escravagista, além da efetiva participação em batalhas e revoltas locais da primeira metade do século XIX, entre estas a que resultou na independência do Brasil”, frisa Gairo Garretto.

O livro também se dedica a elucidar a origem da família - que segundo pesquisador é catalã - e a sequência de acontecimentos ao longo das primeiras décadas do século XVIII que culminou com a sua chegada aos Açores e consequente estabelecimento definitivo da família Garrett em terras portuguesas. O que não foi conseguido por nenhum estudo anterior. “Esta obra é bastante diferente das demais já escritas sobre o tema por tratar-se em grande parte de material inédito e fortemente alicerçado em fontes arquivísticas até então desconhecidas, fruto de uma extensa pesquisa em fontes primárias de arquivos históricos e bibliotecas de três países: Brasil, Portugal e Espanha”, pontua o pesquisador que não visitou mas buscou informações oficiais ainda em Angola, Cabo Verde e Nicarágua.
Perfil
Gairo Oliveira Garreto é doutorando em Segurança e Saúde Ocupacionais pela Universidade do Porto, com projeto de tese aprovado sob o título “Segurança e Saúde Ocupacionais no Trabalho Rural Escravo dos Séculos XIX e XXI”. Possui mestrado acadêmico em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Santa Catarina - Brasil), especialização lato senso em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual do Maranhão (Brasil) e graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Brasil).

Atua como professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) na área de Segurança e Saúde Ocupacionais, tendo sido diretor geral do Campus Alcântara entre 2011 e 2015. Atua também como Engenheiro de Segurança do Trabalho efetivo da Prefeitura de São Luís e como perito em Engenharia de Segurança do Trabalho da Justiça do Trabalho. l

Ficha Técnica

Livro: Garrett, traficantes de escravos: a história esquecida da família Garrett na Amazônia

Autor: Gairo Oliveira Garreto

Editora: Jaguatirica

Páginas: 146

Preço: R$ 49,90

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Garrett, traficantes de escravos: a história esquecida da família Garrett na Amazônia”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Espaço Cultural e Livraria Amei – São Luís Shopping, Jaracati

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.