Candidatos eleitos

Justiça Eleitoral fará hoje diplomação de eleitos

Ao todo, 98 candidatos eleitos serão diplomados, entre os quais o governador Flávio Dino, o vice, Carlos Brandão, senadores e deputados federais e estaduais

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão
Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE)

Ronaldo Rocha
Da editoria de Política

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão realizará hoje, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, na capital, o ato de diplomação dos candidatos eleitos no Maranhão no pleito de outubro deste ano.
A solenidade será comandada pelo presidente do TRE, desembargador Ricardo Duailibe, que deverá fazer uma espécie de balanço da atuação da Justiça Eleitoral durante o pleito.
O governador Flávio Dino (PCdoB), o vice-governador Carlos Brandão (PRB), os senadores eleitos Eliziane Gama (PPS) e Weverton Rocha (PDT), além de 18 deputados federais, 42 deputados estaduais e o primeiro e os segundos suplentes de cada partido político e/ou coligação, serão diplomados.
Ao todo, serão 98 os candidatos certificados pela Justiça Eleitoral do Maranhão, sendo 64 eleitos e 34 suplentes, aptos a tomar posse e exercer mandato pelos próximos 4 anos, e no caso dos senadores aptos a exercer o mandato pelos próximos oito anos. Todos já tiveram as suas contas de campanha julgadas pelo TRE.
Durante a solenidade, além de o presidente do TRE, o governador reeleito, Flávio Dino deverá fazer breve pronunciamento aos presentes.

Pleito tranquilo
As eleições estaduais foram realizadas no dia 7 de outubro [primeiro turno]. O resultado do pleito no Maranhão foi 100% totalizado às 3h39 minutos do dia seguinte [8], após apuração das 15.830 seções de 5.742 locais de votação dos 217 municípios.
Logo depois da eleição, o desembargador Ricardo Duailibe fez uma um balanço do pleito e avaliou, na ocasião, a judicialização da disputa eleitoral.
“Houve muito processo, isso aí é inquestionável, está havendo até agora [sexta-feira]. Nós julgamos o que foi possível julgar no colegiado e continuamos atuando com a comissão de propaganda, recebendo denúncias. O que se viu é que os candidatos se prepararam, construíram verdadeiras bancas de advocacia. O tribunal sempre teve em todas as suas sessões a participação maciça e efetiva dos advogados, mas isso faz parte da democracia”, disse.

Saiba Mais

O Estado entrou em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão para obter informações a respeito da quantidade e dos nomes dos candidatos eleitos em 2018, mas que tiveram as suas contas de campanha desaprovadas pela Justiça. Até o fechamento desta edição, contudo, a assessoria técnica responsável pelo relatório, ainda não havia repassado os dados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.