Descarga elétrica

Criança de 11 anos morre após sofrer descarga elétrica

Vítima tocou em um cabo caído de um poste na Vila Maracujá, na zona rural de São Luís; Cemar investiga o caso e diz que vai acompanhar o trabalho da perícia técnica

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

SÃO LUÍS - Uma criança de 11 anos morreu ao sofrer uma descarga elétrica na Vila Maracujá, na zona rural de São Luís, no último domingo, 16. De acordo com informações de testemunhas, Carlos Oliveira de Lima, tocou em um cabo danificado de um poste, ao sair para comprar pão.

Sobre o acidente, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) esclareceu que já iniciou os trabalhos de investigação e informa que acompanhará o trabalho da perícia técnica. Somente após a perícia técnica, realizada pelas autoridades competentes, será possível conhecer todos os detalhes e esclarecer com precisão as causas deste trágico e lamentável acidente.

Por fim, a Cemar orienta às pessoas para não se aproximarem de cabos ou fios caídos. Situações dessa natureza devem ser comunicadas por meio da Central 116, informando o endereço com ponto de referência, para que a Cemar possa enviar uma equipe de plantão ao local e adotar as medidas técnicas e de segurança necessária.

Mais casos envolvendo fiação elétrica:

Na noite da segunda 03 de dezembro, um adolescente identificado como Antônio Francisco Ribeiro de Souza, de 17 anos, morreu eletrocutado, enquanto usava o celular, que estava com carregador ligado na tomada. A tragédia ocorreu em Caxias, a 360 km de São Luís. Antônio recebeu uma descarga elétrica e teve uma parada cardíaca em seguida. Ele morreu antes do socorro chegar.

A mãe do jovem, Maria Ribeiro, contou a TV Mirante, que ele falava ao celular ligado à tomada e chovia no momento na tragédia. “Meu marido disse para ele não ligar o celular, porque estava chovendo. Ele ficou calado. Depois ouvi o grito do meu filho pedindo ajuda e que não deixasse ele morrer, quando corri para acudir, ele estava no chão. Meu marido ainda tentou salvar ele, mas não teve jeito”, relatou, muito emocionada, Ribeiro. Uma pessoa que usa o celular conectado a tomada, pode sofrer um choque ocasionado por um raio ou pela própria instalação elétrica, como explicou Ricardo Lima, eletrotécnico da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). “O risco que a pessoa corre é quando ela está falando ao aparelho celular com o carregador conectado na tomada, pode haver uma descarga elétrica. Não se deve usar o celular carregando, nem quando estiver em períodos chuvosos com descargas atmosféricas (raios) e nem quando estiver em outras estações. É um perigo”, ressaltou Lima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.