PH

Cantata na praça

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O CARDIOLOGISTA José Benedito Buhatem está mudando de idade hoje, Na foto, ele e a esposa Ana Elvira com Raimundo Furtado e Davina, na confraternização de fim de ano dos médicos e servidores do Hospital São Domingos
O CARDIOLOGISTA José Benedito Buhatem está mudando de idade hoje, Na foto, ele e a esposa Ana Elvira com Raimundo Furtado e Davina, na confraternização de fim de ano dos médicos e servidores do Hospital São Domingos (ph01)

A Universidade Federal do Maranhão presenteia a comunidade acadêmica e o público em geral com a realização da tradicional “Cantata Natalina 2018”, na noite de hoje, na Praça Gonçalves Dias.Nove grupos maranhenses de canto coral e de música instrumental apresentarão um repertório com canções de Natal, no histórico coreto da referida praça, um dos principais cartões-postais da capital maranhense.

Réveillon
Muita gente que já estava de viagem marcada para passar o fim do ano em outras plagas, mudou de ideia com a confirmação do Réveillon Blue Tree – A Noite Mágica, que será realizado nos elegantes salões do Hotel Blue Tree São Luís.
A direção da casa com o apoio de produção desta coluna, está se esmerando para fazer a maior, melhor e mais elegante festa da virada nesta Capital.
Além de mordomia dos deuses enquanto a festa durar, a noitada terá música da melhor qualidade, espaço kid´s para facilitar a vida dos pais, e uma ambientação assinada pela designer Cintia Klamt Motta.

Preconceito
Pode-se discordar das ideias da futura ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, mas resumir sua biografia ao fato de ter visto Jesus em um pé de goiaba é preconceito, desrespeito e falta de empatia.
Bastou que ela participasse de uma entrevista honesta num programa de rádio para entender que ela está sendo vítima de julgamentos apressados, talvez por ter sido assessora de um senador folclórico como Magno Malta, a quem a vaga estava inicialmente destinada.

Preconceito 2
Damares emocionou os ouvintes da emissora ao contar a história de sua visão de Jesus na goiabeira, que virou meme nas redes antissociais. Aos 10 anos, deprimida porque fora abusada por um tio dos seis aos oito anos e ninguém compreendia a dor silenciosa que lhe corroía as entranhas, Damares, segundo o relato, foi ao porão de casa, pegou um pacote de veneno e caminhou até uma goiabeira, disposta a se suicidar. Na árvore, diz que viu a figura de Jesus e decidiu viver.
Curou as feridas da alma, virou advogada, pastora e agora, aos 54 anos, será ministra.

Preconceito 3
A certa altura da entrevista, Damares exultou: – Eu venci a pedofilia.
Fé é questão de foro íntimo. Uns têm, outros não. Damares tem de sobra. E parece ser uma fé genuína, diferente da de muitos políticos que não se constrangem em usar o nome de Deus em vão.
No programa, Damares falou de seus planos para o ministério. Fez bravatas com pedófilos, já que não tem poder para acabar com essa infâmia, nem para punir todos os criminosos que molestam crianças. Mas prometeu políticas públicas para proteger as crianças e as mulheres vítimas de abuso, coisas que um governo pode e deve fazer.

Preconceito 4
Em certo momento, a futura ministra mostrou-se mais madura do que o próprio Jair Bolsonaro, que quer dar fim à educação sexual nas escolas e diz que “quem ensina sexo é papai e mamãe”.
Damares sabe que, na maioria dos casos, papai e mamãe não falam sobre sexo com os filhos. E que a escola tem um papel relevante de orientação, até para prevenir a gravidez na adolescência e evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

TRIVIAL VARIADO

Paulinha Lobão recebe hoje, da Assembleia Legislativa do Estado, o título de Cidadã Maranhense, proposto pelo deputado Roberto Costa. Casada com o empresário Edison Lobão Filho, Paulinha nasceu em Brasília e há 18 anos atua na TV maranhense.

Médico dos mais queridos e aplaudidos da região dos sertões maranhenses, o Dr. Orlando Pinto Filho, de Presidente Dutra, está na cidade para ser diplomado hoje, 2º suplente de deputado federal, pelo PT.

A Comissão de Ética Pública da Presidência, reúne-se hoje pela última vez. A partir de janeiro, estará sob coordenação de Sérgio Moro, arbitrando sobre denúncias e demissões de ministros e servidores do primeiro escalão.

Um grupo de novos senadores e deputados federais vai questionar a necessidade de manutenção permanente da Justiça Eleitoral. Atualmente, tem 35 mil e 350 funcionários em todo o País, custando 5 bilhões e 500 milhões por ano.

Nem no Natal o governo dá trégua. O preço do peru contém 29 por cento de impostos; castanhas e frutas cristalizadas, 36 por cento e enfeites de árvores natalinas, 48 por cento.

De férias entre o final e o começo do ano, o presidente argentino Mauricio Macri não virá à posse de Jair Bolsonaro. Para desfazer interpretações, anunciou que estará em Brasília a 16 de janeiro “para começarmos a trabalhar juntos, numa nova etapa”. No fundo, Macri não quer ser mais um na longa fila de autoridades.

O Piauí é o estado que conta com os melhores resultados no programa de parcerias e concessões. Soma 26 projetos em andamento, que trarão 7 bilhões de reais. A arrecadação de tributos no Piauí, este ano, será de 15 bilhões de reais.

Nesta semana, completa um ano da aprovação do projeto que destinou 1 bilhão e 716 milhões de reais para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha. Dinheiro que saiu do Tesouro Nacional.

Em pouco menos de duas semanas, haverá liberação da última das 12 parcelas do Fundo Partidário. Serão 60 milhões de reais, distribuídos entre 35 siglas. O total do ano chegará a 715 milhões de reais.

Diminuiu, nas últimas semanas, o número de pedintes na porta do Palácio Henrique de La Rocque. Antigos frequentadores, como prefeitos, secretários municipais e vereadores cansaram de ouvir “não temos recursos”. Porém, guardam fôlego para retornar a partir de janeiro.

Em fevereiro, novos deputados federais vão entrar com pedido de criação de um grupo para enxugar a Constituição. Consideram que está muito pesada. Já ganhou identificação: Comissão do Spa.

DE RELANCE

A cor é Creme Brulée
Considerada uma das profissionais mais antenadas quando o assunto é design e arquitetura, a colunista da Revista Caras Mônica Barbosa roda o país ministrando palestras e workshops que antecipam as tendências do morar contemporâneo, atuando como consultora de inteligência de mercado. Mônica fez rasante em São Luís a convite das marcas Potiguar e Coral, para apresentar a arquitetos e designers maranhenses a “Colour Futures/Cor do Ano de 2019”.

A cor é Creme Brulée 2
No assunto: o evento antecipou, na última quinta-feira, as comemorações alusivas ao Dia do Arquiteto aqui na Ilha,. E para quem quiser apostar na tendência mundial da cor do ano de 2019, trata-se de um tom bege, intitulado creme brulée que harmoniza com uma ampla cartela de cores, desenvolvida colaborativamente por profissionais de diversos países.

Simpósio de Ciências
Vem aí o I Simpósio de Ciências do Mar, a ser realizado pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Maranhão, dia 20 de janeiro de 2019, no Centro Pedagógico Paulo Freire. Em sua primeira edição, o simpósio terá como tema “Novos Desafios na Margem Equatorial’, cujo objetivo é integrar e promover troca de conhecimento e experiências entre o corpo discente dos diferentes cursos de graduação em Ciências do Mar do Norte e Nordeste, sendo uma oportunidade para a discussão acadêmico-científica.

Bela praça
Faz-se necessário elogiar a ótima reforma da Praça Deodoro, parcialmente inaugurada, que deu uma nova cara àquela área da cidade, ou melhor, a uma das áreas de convívio cultural mais emblemáticas da capital maranhense, onde grandes acontecimentos marcaram sua história, inclusive políticos. Entre outros benefícios, o logradouro foi nivelado e isto está agradando bastante aos transeuntes.

Oswaldo Montenegro
Depois do sucesso de Michael Jackson, é intenção da Route Eventos no Maranhão trazer para esta Capital o aplaudido show de Oswaldo Montenegro, um dos cantores com um dos mais elegantes portfólios musicais do Brasil e autor de canções como “Lua e Flor”, “Quando a gente ama”, “Flor da Idade”, entre diversas outras executadas nas rádios de todo o país. Além de Oswaldo Montenegro, deve vir também o cantor Renato Teixeira.

Dançando na praia
Com a finalidade de combater o sedentarismo e estimular a realização de atividades físicas em espaços públicos, foi realizado domingo o “Dancing Beach”, na Avenida Litorânea, com um palco montado na faixa de areia, próximo à Casa das Dunas. Não por outra razão: a prática da dança traz inúmeros benefícios à vida humana, como por exemplo, a queima de calorias, aumento do condicionamento físico, fortalecimento da musculatura corporal, dos ossos (evitando a osteoporose) e o aumento da frequência cardíaca.

Questão de aposentadoria
Uma notícia está preocupando o trabalhador: a de que para pedir a aposentadoria ao INSS, a partir deste mês, será preciso trabalhar até 60 dias a mais para receber o mesmo salário ao qual se teria direito caso solicitasse o benefício até novembro passado. A mudança na renda mensal é resultado da nova tabela do fator previdenciário de 2019, que ficará desvantajosa aos aposentados em relação à deste ano após o IBGE ter divulgado aumento da expectativa de sobrevida da população.

Redução de casos
Dados do programa de combate à dengue em São Luís mostram que houve redução do número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. No entanto, mesmo com a situação favorável, vale o alerta para a prevenção, uma vez que o período chuvoso começou e a temporada é um perigo para a proliferação do inseto transmissor de doenças.

Para escrever na pedra:
O tempo presente e o tempo passado/ Talvez ambos estejam presentes no tempo futuro/ E o tempo futuro contido no tempo passado”. Do poeta T.S.Eliot.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.