"A RUA É NOSSA!"

Projeto “A rua é nossa”, da TV Mirante, proporciona alegria para centenas de crianças na Ilhinha

Várias atividades divertidas e educacionais desenvolvidas pelo projeto fizeram alegria da criançada da Vila Portelinha, localizada no bairro Ilhinha; cerca de 450 crianças participaram da programação especial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

SÃO LUÍS – O fim de semana foi marcado pela décima edição do Brechó de Natal, organizado pelo Grupo Mirante, iniciativa solidária, dentro do projeto “Gratitude”, e realizado, sábado e domingo, no estacionamento do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo. Os estandes foram abertos às 10h e as vendas, encerradas às 22h. Peças novas e usadas de várias marcas atraíram os consumidores, que chegaram cedo. Parte da renda será destinada a entidades, entre elas, à Creche-Escola Dom Carmel, localizado no bairro Ponta d’Areia. Vestidos, calças, saias, sapatos, sandálias, camisas, entre diversos outros produtos, foram comercializados com descontos variados.

Uma tarde de lazer e muito aprendizado marcou o sábado (15) de centenas de crianças na Vila Portelinha, no bairro Ilhinha, localizado na região periférica da capital maranhense. Promovido pela TV Mirante, o projeto de ativação comunitária “A rua é nossa”, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), foi responsável pela alegria da criançada que pôde aproveitar de diversas atividades preparadas especialmente para tornar o dia de cada uma inesquecível.

Entre as atividades, houve apresentação do Coral Infantil Balançando Sonhos, animação do Palhaço Pingão, que arrancou gargalhadas dos pequenos, atividades com pintura, inclusive facial, vivência em badminton (espécie de jogo semelhante ao tênis), contação de histórias que aflorou a imaginação e curiosidade dos pequenos, jogos de salão, atletismo, corrida de velocidade em salto e altura e, para entrar no espírito de Natal, a presença do Papai Noel.

De acordo com a diretora de programação da TV Mirante, Viviane de Paula, o projeto comunitário “A rua é nossa” é mais que uma ação social, trata-se de uma missão do veículo. “Essa atividade está dentro da nossa escala de objetivos. É, além de tudo, a TV Mirante se aproximando de seus telespectadores e da comunidade. Portanto, acreditamos que com um projeto como esse estamos agradecendo cada um daqueles que estão nos assistindo”.

Ainda segundo Viviane de Paula, ações como a que foi desenvolvida neste último sábado representa um laço fraternal da emissora com toda a comunidade da Vila Portelinha e do bairro Ilhinha. “Vir para a comunidade, trazer lazer, diversão e saúde, também, para as crianças, é uma forma de retribuição e de cumprirmos o nosso papel social”, acrescentou.

Para a mãe da pequena Yara Vitória, de 1 ano e sete meses, e de outras duas meninas, a iniciativa foi bastante proveitosa para cada uma das filhas. “é um projeto muito bom. Todas as crianças gostam, brincam e se divertem. No bairro, a gente custa a receber benefícios como esse. Os serviços, como a odontologia, é muito importante para as crianças”, destacou a dona de casa Walberlene Garcia.

A também dona de casa, Edileuza Furtado, mãe da Vitória, de seis anos, é um projeto que acrescenta bastante para as crianças e para a comunidade. “A gente mora aqui [na Vila Portelinha] precisa muito de ações assim, então, quando vem, é muito bem-vindo”, frisou.

Com relação aos serviços de saúde, como a unidade móvel de odontologia do Sesi, Furtado demonstrou a importância da orientação e do cuidado com os dentes para a filha Vitória, e disse: “A gente não tem como manter [o atendimento contínuo com o dentista], então, quando tem uma oportunidade assim, a gente aproveita”.

Objetivo do projeto
A ideia principal é resgatar as antigas brincadeiras de rua e valorizar a utilização dos espaços públicos, dos bairros e a vida em comunidade. Todas as brincadeiras e ações foram apresentadas por Heloísa Batalha.

Brincadeiras oferecidas

– Apresentação do Coral Infantil Balançando Sonhos

– Animação do Palhaço Pingão

– Presença do Papai Noel

– Pintura facial

– Contação de histórias

– Vivência em badminton

– Vivência em lutas

– Jogos de salão

– Brincando de Atletismo

– Corrida de velocidade e salto em altura

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.