Relacionamento

Trump sabia que pagamentos eram errados, diz ex-advogado

Michael Cohen foi condenado a três anos de prisão por assumir culpa em escândalo envolvendo a compra do silêncio de duas mulheres

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Donald Trump e seu advogado Michael Cohen, durante evento em Cleveland Heights, Ohio
Donald Trump e seu advogado Michael Cohen, durante evento em Cleveland Heights, Ohio (Reuters)

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sabia que era errado ordenar pagamento às duas mulheres para que não revelassem o relacionamento mantido com ele antes das eleições de 2016. A acusação foi feita pelo ex-advogado de Trump, Michael Cohen – que está preso –, em entrevista à rede de televisão ABC.

Cohen foi condenado na quarta-feira (12) a três anos de prisão após assumir a culpa no escândalo envolvendo a compra do silêncio de duas mulheres que supostamente tiveram relações com Trump. Ele pagou a atriz pornô Stormy Daniels e a ex-modelo da "Playboy" Karen Mcdougal para manterem silêncio sobre supostos relacionamentos com Trump e por evasão de divisas.

Na entrevista divulgada na sexta-feira (14), Cohen acusou Trump de ter agido porque "estava muito preocupado como isto afetaria a eleição".

"Ele me ordenou que eu fizesse os pagamentos. Ele me ordenou meu envolvimento nesses assuntos", afirmou Cohen. "Eu não vou ser o vilão desta história", disse Cohen à ABC.

Na quinta-feira, ( 13) após a condenação de Cohen, o presidente afirmou pelo Twitter que nunca ordenou que o então advogado violasse a lei. Mas, quando questionado se o presidente sabia que os pagamentos direcionados a Stormy Daniels e Karen McDougal eram errados, Cohen respondeu: "Claro".

Além do escândalo envolvendo as duas mulheres, Cohen foi condenado por evasão de divisas e por ter mentido ao Congresso sobre a construção de uma Trump Tower em Moscou, na Rússia.

Segundo a Reuters, a uma lei federal dos EUA obriga que doações de "qualquer valor" a uma campanha sejam divulgados. Além disso, uma doação individual não pode ultrapassar US$ 2,7 mil.

Quem é Michael Cohen?

Michael Cohen, de 52 anos, foi advogado de Trump e seu confidente durante anos. Depois, ele passou a aconselhar o presidente em negócios imobiliários e questões pessoais.

Em julho, foi divulgado que o FBI apreendeu gravações de conversas de Trump e Cohen durante uma busca aos escritórios do advogado. Em um áudio revelado pela CNN, os dois discutem o pagamento que fariam para comprar os direitos sobre a história de Karem McDougal, uma das modelos com quem Trump teria se relacionado.

Após a divulgação da existência dos áudios, Trump criticou o ex-advogado, dizendo ser inconcebível e "talvez ilegal" que um advogado grave o seu cliente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.