Para a Itália

Temer assina extradição do italiano Cesare Battisti

Decisão do presidente da República foi tomada após a Polícia Federal ter confirmado que o comunista estava foragido da Justiça

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(Cesare Battisti)

BRASÍLIA - A Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou que o presidente Michel Temer assinou na sexta-feira (14) o decreto de extradição de Cesare Battisti. Segundo a Polícia Federal, Battisti está em local "incerto" e é considerado foragido.

Na quinta, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou prender o italiano atendendo a um pedido da Interpol, abrindo o caminho para a extradição. A defesa de Battisti recorreu.

Battisti é acusado pela Interpol de ter cometido os crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Cesare Battisti foi condenado por quatro homicídios na Itália na década de 1970.

Em 2007, a Itália pediu a extradição dele e, no fim de 2009, o STF julgou o pedido procedente, mas deixou a palavra final ao presidente da República. Na época, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou a extradição.

Luiz Fux participou na sexta de uma solenidade na sede do Ministério Público do Rio de Janeiro e, ao comentar a decisão sobre Battisti, frisou que a entrega do italiano às autoridades do país europeu estava sujeita à decisão do presidente da República.

"O Supremo Tribunal Federal já tinha autorizado a extradição. Só que a entrega do extraditando fica sujeita ao presidente. Como esse novo presidente, Michel Temer, manifestou o desejo de extraditar, nós instruímos o processo, cumprimos o processo legal, demos chance à defesa e chegamos à conclusão de que o presidente Temer pode extraditá-lo porque tem um pensamento diferente do outro chefe do Executivo", disse o ministro.

Bolsonaro

Em 5 de novembro, poucos dias após ter sido eleito presidente, Jair Bolsonaro recebeu no Rio de Janeiro o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini.

De acordo com Bernardini, no encontro, os dois conversaram sobre a extradição de Battisti.

Mais cedo, nesta sexta-feira, Bolsonaro afirmou no Twitter que, diante da decisão de Fux, a Itália pode "contar" com ele no processo de extradição.

Condenado pela Justiça Italiana por homicídios, Battisti é considerado foragido no Brasil desde a última quinta-feira; Bolsonaro quer a extradição do estrangeiro comunista

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.