A gente conta...

Medicina praticada com dinamismo e caráter social

Ele desenvolve um trabalho para além do que se espera de um bom profissional na Medicina, preocupando-se, também, em participar de ações sociais em prol da comunidade

Evandro Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Dr. Mauro César ao lado de sua mãe, Clomar Oliveira, e as Irmãs Donata e Cleide, durante ação social no Instituto Farina, escola onde ele estudou na infância
Dr. Mauro César ao lado de sua mãe, Clomar Oliveira, e as Irmãs Donata e Cleide, durante ação social no Instituto Farina, escola onde ele estudou na infância (a gente conta)

Médico formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com residência em Oftalmologia na Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência do Rio de Janeiro, Mauro César Oliveira é também muito conhecido entre a classe médica e a população em geral pelo trabalho que desenvolve enquanto presidente da Associação Médica do Maranhão. Ele é também vice-presidente da Associação Médica do Brasil - AMB e integra o Conselho Regional de Medicina do Maranhão.

Professor do Curso de Medicina da UFMA, campus de Pinheiro (MA), Dr. Mauro César tem MBA em Gestão em Saúde pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e é ex-presidente da Associação Maranhense de Oftalmologia. Em 2006, ele presidiu um dos maiores eventos médicos do Maranhão: o XVI Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia.

O médico milita também na área social, pois já participou, como dirigente, de várias organizações não governamentais. Dirigiu o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE), do grupo escoteiro Norberto Pedrosa, e foi diretor-presidente do Grupo Escoteiro 18tão. Entre 2013 e 2015, foi presidente do Instituto Simplício Oliveira, organização não governamental que atua na área social especialmente no município de Vargem Grande, entidade social que leva o nome de seu avô paterno.

Mutirões

À frente da AMB, tem promovido eventos direcionados à capacitação e em prol de melhorias para a classe médica. “Além disso, mobilizamos a classe para a realização de mutirões e ações sociais em benefício da comunidade, com especial atenção para os mais carentes, pois acreditamos que nossa missão é também ajudar o próximo”, afirma.

No período das chuvas no início deste ano, por exemplo, quando as inundações pioraram ainda mais as condições de vida nos municípios mais pobres do estado, a AMB-MA, sob sua coordenação, realizou um mutirão com outros profissionais da área de saúde, levando atendimento médico às comunidades da cidade de Marajá do Sena, uma das mais pobres do Maranhão.

“Estivemos ainda em Pinheiro, realizando um mutirão de consultas e cirurgias oftalmológicas, quando 300 pacientes foram examinados e operados, sendo realizadas 180 cirurgias de catarata e 48 cirurgias de pterígio. Em São Luís, participamos, com frequência, de ações sociais na Paróquia Santa Terezinha, no bairro Filipinho, com atendimentos prestados no Instituto Farina, onde estudei na infância", complementa. Estas ações desempenhadas com outros médicos voluntários são, para o médico, um exemplo de que sempre é possível somar em prol de causas sociais.

Mais

Mauro César é casado com a médica oftalmologista carioca Simone Oliveira de Arruda e tem dois filhos: Isabele Oliveira (19 anos), acadêmica de Medicina, e Victor Oliveira (16), que atualmente faz intercâmbio no Canadá. Na área profissional, ele participa do grupo Oftalmocentro, com várias unidades na capital e, também, da Oftalmoclínica, onde atende com consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.