Lançamento

Lírica atual sob o olhar da afetividade

O poeta, pesquisador e ensaísta Antonio Aílton lança neste sábado, às 19h, na Livraria e Espaço Cultural Amei o livro “Martelo & Flor”, no qual analisa a poesia brasileira contemporânea

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O escritor Antonio Aílton lançará livro neste sábado na Amei
O escritor Antonio Aílton lançará livro neste sábado na Amei (Antonio Aílton)

SÃO LUÍS - Trazer um estudo diferenciado sobre a poesia abordando muito mais as experiências e afetividades dos poetas e também as escritas nos textos é a ideia do livro “Martelo & Flor: horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporânea” que o poeta, pesquisador e ensaísta Antonio Aílton lança neste sábado, às 19h, na Livraria e Espaço Cultural Amei (São Luís Shopping – Jaracati). O livro chega ao mercado pela chancela da Editora da Universidade Federal do Maranhão (EdUFMA).

A obra é resultado da tese de doutorado em Teoria da Literatura, apresentada pelo maranhense na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e defendida em novembro de 2017. “O livro, embora seja resultado da minha tese, tem um caráter mais ensaístico, pois traz uma linguagem mais poética na qual analiso as faces e rumos da poesia brasileira contemporânea, do seu contexto difuso e multifacetado, para interpretar alguns dos horizontes que têm orientado a lírica atual”, pontua o escritor.

Desta forma, Antonio Aílton se debruça sobre a produção poética dos também maranhenses Salgado Maranhão e Hagamenon de Jesus; do pernambucano Miró de Muribeca e ainda de Alexandre Guarnieri, Carlito Azevedo e Ana Martins Marques, sendo estes dois últimos analisados em um mesmo contexto. O escritor explica que estes horizontes apresentados servem como referência para a leitura da poesia atual e que não são exclusivos ou mesmo linhas fechadas do se pode entender por poesia contemporânea. “A tese propõe horizontes de abordagem e leitura, mas também propõe instrumentações teóricas e críticas para um olhar sobre as afetividades, as corporeidades, os espaços, vivências e paisagens presentes tanto na forma quanto na experiência do texto”, acrescenta Antonio Aílton.

Ele destaca o fato de a obra ter sido abraçada pela EdUFMA. “Merece o reconhecimento a abertura da EdUFMA, através do seu diretor, professor Sanatiel Pereira e da Fundação Sousândrade, o esforço de publicar essa tese, mesmo tendo sido apresentada em outra universidade, como reconhecimento também do valor do trabalho”, ressalta.

Poetas

Sobre Salgado Maranhão o pesquisador destaca ser ele um poeta formal no que se refere à técnica, mas que não se detém no aspecto linguístico, pois traz memórias de lugares e aborda a coletividade negra dentro do que o autor considera como uma literatura afro-brasileira. "Este livro não trata apenas da minha obra. Mais do que isto, espalha-se pelo vasto caleidoscópio da produção poética atual, com a mesma competência analítica e reflexiva, numa linguagem tão siamesa ao dizer da poesia, que, em alguns momentos, temos a doce impressão de estar lendo o poema in natura", escreveu Salgado Maranhão acerca do livro “Martelo & Flor”.

Quando se trata do trabalho de Alexandre Guarnieri, Antonio Aílton ressalta a forma científica e semiótica no aspecto da linguagem e também a objetividade eliminando o sujeito. Ao analisar Carlito Azevedo e Ana Martins Marques, o pesquisador destaca a linguagem intertextual presente na obra de ambos.

Sobre Hagamenon de Jesus, ele ressalta “é um colega e poeta da minha geração, que tem apenas um livro publicado e cujo trabalho fala mais do ser humano, de sua existência dentro do mundo”. Um poeta visceral, Miró de Muribeca, nas palavras de Antonio Aílton, vive a embriaguez da poesia da rua ao mesmo tempo em que também trabalha a performance da linguagem.

Trajetória

Antonio Aílton é natural de Bacabal. Poeta, pesquisador, professor, é doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Letras Português/Francês e mestre em Educação (Cultura e Imaginário), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem especialização em Crítica Literária pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Foi contemplado com diversos prêmios em livros de poesia e ensaio, tais como o Prêmio Literário e Cultural Cidade de São Luís, e o Prêmio Cidade do Recife – Prêmio Eugênio Coimbra Júnior, 2006.

Publicou os livros “Compulsão agridoce” (Poesia, Paco Editorial, 2015); “Os dias perambulados & outros tOrtos girassóis” (Poesia, Fundação de Cultura do Recife, 2008); “As Habitações do Minotauro” (Poesia, Fundação Cultural de São Luís, 2001) e “Humanologia do eterno empenho” (Ensaio, Fundação Cultural de São Luís, 2003). Estão no prelo “CerzIr [Livro dos 50]” (Editora Penalux). É membro da Academia Ludovicense de Letras e da Associação Maranhense de Escritores Independentes.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Martelo & Flor”, de Antonio Aílton

Quando

Sábado, às 19h

Onde

Livraria e Espaço Cultural Amei – São Luís Shopping, Jaracati

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.