Tragédia

Idosa morre após ser atropelada por táxi na Portugueses

Idalete Gusmão, de 80 anos, estava a caminho da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bacanga quando foi surpreendida pelo veículo nas proximidades da UFMA

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

São Luís – Uma idosa identificada como Idalete Gusmão, de 80 anos, morreu após ser atropelada por um táxi na Avenida dos Portugueses, em São Luís, durante a manhã de ontem, por volta das 5h45. A vítima estava a caminho da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaqui-Bacanga, quando, ao atravessar a via, foi surpreendida pelo veículo, nas proximidades da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Com o impacto da pancada, Idalete Gusmão acabou sendo afetada na região da cabeça. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) foi acionada para o local do acidente e prestou os primeiros socorros. Posteriormente, a vítima foi encaminhada, em estado grave, à emergência do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), no centro da capital maranhense. Com esse caso, dois idosos morreram neste mês, vítimas de acidentes de trânsito, configurados como atropelamento, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

“Foi uma tragédia. A Idalete saiu de casa para ir resolver umas coisas na UPA do Bacanga. Ela desceu na parada e em seguida atravessou, sendo que fora do semáforo, que fica um pouco mais distante. Nessa hora, um taxista a atropelou. Quando cheguei no local, o corpo dela já estava dentro da ambulância e uma viatura da polícia também estava lá. O motorista não fugiu. Ele ficou no local para esclarecer o que aconteceu. Agora vamos aguardar familiares do interior e de São Paulo, para fazer o sepultamento”, afirmou Clelson Mota, de 46 anos, que é genro da vítima e também trabalha como taxista em São Luís.

No último dia 03 deste mês, o idoso Francisco da Cunha Costa, de 67 anos, veio a óbito, após ser atropelado por um veículo no Araçagi, em São José de Ribamar, na Grande São Luís. Francisco não chegou a ser socorrido e veio a óbito no local do acidente. O corpo dele foi encaminho para o Instituto Médico Legal (IML), no Itaqui-Bacanga, na capital.

Arquivo:

No mês de dezembro do ano anterior, quatro idosos morreram em São Luís, vítimas de acidentes de trânsito. Os locais onde ocorreram as tragédias foram Avenida dos Africanos, Avenida Beira-Mar, bairro de Fátima e Calhau, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Púbica do Maranhão (SSP-MA).

Uma dessas vítimas foi a idosa Gracilene Raimunda da Silva, de 66 anos, natural de Mirinzal. Ela foi atingida por um mototaxista, que teria sido encurralado por uma van, num trecho da Avenida dos Africanos, próximo à entrada do bairro Coroadinho, em São Luís. O acidente foi registrado no dia 29 de dezembro de 2017.

O piloto da moto teve ferimentos leves. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentou reanimar a vítima, mas ela morreu dentro da ambulância. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e a Polícia Militar foram acionados para o local.

SAIBA MAIS:

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) realizou no dia 27 de fevereiro deste ano uma audiência, para debater sobre a mobilidade do idoso. De acordo com o órgão, os idosos são as principais vítimas de atropelamento, por serem mais suscetíveis a quedas e desiquilíbrio em virtude das condições físicas.

De acordo com Augusto Cutrim, Promotor de Justiça de Defesa do Idoso de São Luís, o objetivo do evento foi de conscientizar a sociedade sobre as condições de acessibilidade das pessoas idosas em vias de pedestres e transportes públicos. “A pessoa idosa necessita de cuidados, principalmente em relação a mobilidade e acessibilidade. Essas pessoas devem ser respeitadas, diante as suas limitações”, explicou, na ocasião, o promotor.

CRIME:

Quando não há intenção de matar, acidentes de trânsito são considerados homicídios culposos, o que na maioria das vezes acontece. As causas do homicídio culposo são norteadas pela negligência, imprudência ou imperícia (ausência de experiência, sem habilidades para tal ação).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.