Música

Festa para a cultura popular

Lançamento do álbum “Preta Velha”, de Camila Reis vai reunir performances, artes visuais, moda e culinária em evento neste sábado, a partir das 18h, no Laborarte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Camila Reis reúne muitas atrações em festa de lançamento de seu disco "Preta Velha"
Camila Reis reúne muitas atrações em festa de lançamento de seu disco "Preta Velha" (Camila Reis)

SÃO LUÍS - A cantora e compositora Camila Reis lança o álbum “Preta Velha” com show neste sábado, a partir das 18h, no Laborarte. Disponível nas plataformas digitais, o lançamento do álbum será marcado por uma festa que reúne, além do show, performances, artes visuais, moda, culinária e cultura popular. A programação será composta por diversos coletivos musicais, artistas e ainda roda de tambor de crioula.

A abertura será com o grupo Maratuque Upaon-Açu, seguido pelo Salão de Artes com DJ Pedro Dread Lock que comanda a parte musical e ainda as participações da Cozinha Ancestral (culinária); Tassila Custodes e Kerolayne Kemblim (artes visuais); Sobre o Tatame (exibição de vídeos); Cadê Beltrano e Kebrada (modas e acessórios); Trancistas de Oxum (penteados afros); Pimentas Régias (pimentas artesanais).

A programação traz ainda ladainha e toques de berimbaus com integrantes da Escola de Capoeira Angola do Laborarte que prepara o terreno para o show “Preta Velha”. A noite terá ainda roda aberta com Cacuriá de Dona Teté e tambor de crioula do Laborarte.

Álbum

O álbum “Preta Velha” é formado por composições de autoria de Camila Reis e tem produção musical de Jesiel Bives e Nataniel Assunção. É formado por músicas com temáticas que abordam a liberdade feminina, a ancestralidade africana e as brincadeiras populares com os seus personagens. Passeia ainda por ritmos maranhenses e brasileiros com influências da worldmusic. O disco é composto por sete faixas e conta ainda com a participação de Rosa Reis, do cabo-verdiano Hélio Ramalho e de Ana Regina Arcanjo.

Camila Reis desde criança teve contato com mestres da cultura popular maranhense como Dona Teté, Mestre Felipe, Dona Mundica Paca, Dona Roxa, Mestre Apolônio Melonio e Mestre Patinho com os quais teve oportunidade conhecer e participar de suas atividades dançando, tocando e cantando. Depois de passar pela Escola de Música do Maranhão, de participar de bandas independentes, coletivos percussivos e espetáculos teatrais sempre trafegando pelos caminhos da expressividade popular brasileira, começou a desenvolver sua musicalidade autoral protagonizando apresentações e shows com a interpretação de canções suas e de outros compositores.

É autora do livro “Cantigas Divinas”, que reúne partituras rítmicas e melódicas de músicas da Festa do Divino Espírito Santo do Maranhão e do cacuriá; e também desenvolve trabalhos com contação de histórias, utilizando a música e o teatro.

Serviço

O quê

Lançamento do álbum “Preta Velha”, de Camila Reis

Quando

Sábado, a partir das 18h

Onde

Laborarte - Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.