Experiência

Advogado mais antigo em exercício no Maranhão profere palestra no Esmam

Experiência de Kleber Moreira foi destaque na edição de dezembro do evento Happy Hour, promovido pela ESMAM.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Kleber Moreira falou sobre a sua experiência como o advogado mais antigo em exercício no Maranhão
Kleber Moreira falou sobre a sua experiência como o advogado mais antigo em exercício no Maranhão (De Jesus)

SÃO LUÍS - A experiência do advogado Kleber Moreira, advogado mais antigo em exercício no estado do Maranhão, se tornou palestra no Happy Hour do mês de dezembro, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam).

O advogado, de 87 anos, contou aos presentes experiências de sua trajetória profissional, que é reconhecida nacionalmente. “Eu sou formado pela primeira turma de Direito do Maranhão após a federalização, em 1950. Dentro de minha turma tivemos grandes destaques no mundo jurídico, incluindo ministros e dezenas de desembargadores. Porém, aquele que persiste no mundo da advocacia sou eu”, diz em entrevista ao O Estado.

Na palestra, o convidado, decano do Conselho Seccional da OAB-MA, falou sobre a sua atuação e de outros advogados da mesma geração, com destaque para a dinâmica das relações mantidas entre o Judiciário e as instituições que compõem o sistema de justiça.

Kleber Moreira foi o primeiro presidente do Instituto dos Advogados do Maranhão, fundador do Instituto Maranhense de Estudos de Direito Tributário, integrante de inúmeras comissões de concursos para ingresso na magistratura.

Lançamento da revista

A ocasião também foi marcada pelo lançamento impresso da 13ª edição da Revista Esmam. O periódico também se encontra disponível gratuitamente no site da escola.

Com 277 páginas, a publicação traz 18 artigos científicos de 27 autores que analisam e debatem fenômenos sociais relevantes ao mundo jurídico e geral. A capa reproduz a obra “Tambor de Crioula” – óleo sobre tela do artista plástico e escritor maranhense Bento Moreira Lima, doada pelo autor ao acervo da Esmam em novembro de 2018.

Nesta edição, o conselho editorial ressalta a importância da publicação, afirmando ser não somente um veículo de difusão científica e um vetor da liberdade de expressão, mas espaço de incentivo ao debate salutar, voltado à democratização do conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento da ciência jurídica.

Desde 2016, a revista tem formato eletrônico com utilização do Open Journal Systems (OJS) - software de código aberto distribuído pelo Public Knowledge Project (PKP), recomendado pela CAPES. O periódico técnico-científico é lançado semestralmente pela editora da Esmam. Organizada pela Biblioteca da escola judicial, a coletânea segue a política de acesso livre imediato ao seu conteúdo, firmando o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público.

Está previsto para esta semana o lançamento da versão eletrônica da Revista de número 14. Os interessados em participar das próximas edições da publicação podem enviar seus trabalhos ao departamento da biblioteca pelo e-mail revistadaesmam@tjma.jus.br. As normas de publicação estão no site www.tjma.jus.br/esmam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.