COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Pai e filha felizes por terem medalhado no “II Troféu Apcef - Campeonato Maranhense Master de Natação”, realizado recentemente em São Luís: os médicos Gabriella (com o filho Luis Gabroel) e José Aparecido Valadão, no pódio, fazendo moldura para o professor Osvaldo Telles, da Academia Viva Água
Pai e filha felizes por terem medalhado no “II Troféu Apcef - Campeonato Maranhense Master de Natação”, realizado recentemente em São Luís: os médicos Gabriella (com o filho Luis Gabroel) e José Aparecido Valadão, no pódio, fazendo moldura para o professor Osvaldo Telles, da Academia Viva Água
Na tradicional festa de fim de ano dos engenheiros, o presidente do Clube de Engenharia do Maranhão, Emanuel Miguez Dias, recebe o deputado federal eleito Cléber Verde e os presidentes da Associação dos Dirigentes de Empreendimentos Imobiliários do Maranhão, Cláudio Calzavara de Araújo, e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Marcelo Rodrigues.
Na tradicional festa de fim de ano dos engenheiros, o presidente do Clube de Engenharia do Maranhão, Emanuel Miguez Dias, recebe o deputado federal eleito Cléber Verde e os presidentes da Associação dos Dirigentes de Empreendimentos Imobiliários do Maranhão, Cláudio Calzavara de Araújo, e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Marcelo Rodrigues.

Diplomação de Adriano
A cerimônia de diplomação da próxima legislatura do deputado Adriano Sarney acontecerá dia 18 de dezembro, às 16h, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana.
O Tribunal Regional Eleitoral aprovou, sem ressalvas, a prestação de contas de campanha de Adriano, que concorreu à reeleição pela coligação “Maranhão Quer Mais 2”. Ele obteve 50.679 votos.
Em sua jornada parlamentar, Adriano apresentou mais de 200 proposições na Assembleia e encampou dezenas de causas em defesa do povo, com destaque para a luta pela reforma de feiras e mercados de São Luís. Ele é criador e presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa (FPME).

Membro titular
O Pleno do Tribunal de Justiça elegeu o desembargador Tyrone José Silva novo membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, na categoria desembargador, em razão do encerramento, dia 23 de fevereiro de 2019, do primeiro biênio do desembargador Ricardo Tadeu Bugarin Duailibe, no cargo de membro titular daquela Corte Eleitoral.
A votação, conferida pelos desembargadores Bayma Araujo e João Santana, resultou em 18 votos para o desembargador Tyrone Silva, contra oito para o desembargador Jaime Araujo. Logo após o resultado, o desembargador Tyrone agradeceu a confiança dos seus pares.

Ciranda do Aprender
A Fundação Abrinq realizou, em parceria com o Instituto Alcoa, Alumar e Secretaria Municipal de Educação, seminário de encerramento do projeto “Ciranda do Aprender” em São Luís, reunindo educadores das dez instituições participantes do projeto. Houve entrega de certificados, palestra e exposição de práticas pedagógicas pelas escolas.
Em sua terceira edição, o projeto, uma parceria entre a iniciativa privada, o poder público municipal e organização da sociedade civil, contribui para a melhoria das práticas desenvolvidas por professores e coordenadores pedagógicos.

Ciranda do Aprender 2
Os coordenadores pedagógicos atuam na educação infantil, visando o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas ao raciocínio lógico, leitura e desenvolvimento da linguagem e comunicação dos alunos matriculados em pré-escolas.
Ao longo do ano, os educadores participaram dos encontros debatendo vários temas pedagógicos como desenvolvimento infantil, educação inclusiva, práticas de contação de histórias e orientações junto às famílias. Além de São Luís, o projeto foi realizado nas cidades de Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG).

Solteirões no Sunrise
Uma das atrações mais aguardadas no Réveillon do Amanhecer, o Sunrise, no Iate Clube de São Luís, é a banda Solteirões do Forró, que fará a festa dos forrozeiros.
Trata-se de um dos mais aplaudidos grupos do gênero e apresentará o melhor de seu repertório, dentro do qual figuram músicas como “Dizem que sou louca”, “No meu coração só dá você”, “Quando a gente perde um grande amor” e “Só você sabe o jeito de me amar”, entre diversas outras de seu vasto repertório.
A banda costuma lotar os espaços onde se apresenta, por todo o Brasil, e ganhará um coro de vozes durante o Sunrise, para abalar as estruturas.

Natal dos Correios
Servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão e da Corregedoria Geral de Justiça, juntamente com magistrados e diretores, participaram da Campanha Papai Noel dos Correios, presenteando 188 crianças com idades entre 3 e 5 anos, matriculadas na Unidade de Educação Básica Moranguinho, localizada no bairro do Monte Castelo.
Fizeram a entrega dos brinquedos às crianças os desembargadores José Joaquim Figueiredo dos Anjos, Lourival Serejo, o diretor-geral, Mário Lobão; acompanhados de equipes da Assessoria de Comunicação do Tribunal e dos Correios, servidores de outros setores e da Escola Superior da Magistratura do Maranhão.

Natal dos Correios 2
Desde 2011, a campanha é desenvolvida no âmbito do Poder Judiciário, sob a coordenação da Assessoria de Comunicação da Presidência, e mobiliza os diversos setores do Tribunal, Corregedoria e da escola judicial.
No pátio da escola, alunos do Infantil I e II receberam o Papai Noel com muita alegria, além dos presentes como bicicletas, patinetes, bonecas, patins, carros de controle remoto, skates, bolas, bonecos de super-heróis, entre outros brinquedos.

Confraternização do Grupo Mirante
Os colaboradores do Grupo Mirante reúnem-se, na tarde deste domingo, para almoço em confraternização de fim de ano no espaço Villa Reale, da Avenida dos Holandeses, quando festejarão mais um ano de trabalho e de grandes realizações. A festa será das mais descontraídas e animadas, com atrações musicais no palco. Aliás, o comercial de fim de ano do Grupo Mirante já está sendo exibido na afiliada da Rede Globo.

TRIVIAL VARIADO
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União divulgou o resultado da Escala Brasil Transparente, que verifica o nível de transparência no repasse de informações aos cidadãos por parte dos Estados e Municípios do país.

Lorena Ladeira, graduada em Odontologia pela UFMA e aluna da Pós-Graduação do Instituto Florence de Ensino Superior (Ortodontia), foi aprovada em primeiro lugar para o Doutorado em Odontologia.

Pesquisa CNI-Ibope mostra que 75% dos brasileiros (três em cada quatro) acreditam que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e sua equipe estão no caminho certo em relação às decisões tomadas até o momento.

Uma prova do enfraquecimento de Lula, e do seu partido, está na tentativa de PDT, PSB e PCdoB de se descolar do PT e criarem o protagonismo próprio no espaço de centro-esquerda.

Os bilhões de reais de prejuízos anuais na União e nos Estados, provocados pelo desequilíbrio entre as receitas e as despesas, só aumentarão. O resultado será menos dinheiro em caixa para investir em saúde, educação e segurança. O Congresso Nacional e as Assembleias não gostam de tratar do assunto.

DE RELANCE

“Dançando e Educando”

O projeto “Dançando e Educando”, uma iniciava do poder público municipal, apresentará um espetáculo de balé clássico nos próximos dias 18 e 19, no Teatro Arthur Azevedo. O título do espetáculo é “O Planeta Azul”, com a participação de crianças que integram a proposta. O espetáculo complementa a programação lúdica de fim de ano da Prefeitura de São luís.

Encontro com fãs

Em São Luís desde terça-feira, o cantor Rodrigo Teaser, responsável pelo maior tributo a Michael Jackson da América Latina, teve um encontro inusitado com fãs maranhenses, na última quarta-feira, na Oficina de Bolos, no Marcus Center do Renascença. A produção promoveu um encontro dele com um pequeno grupo de fãs. Na noite deste sábado, o artista protagonizará mais um espetáculo em homenagem a um dos maiores cantores da história da música pop mundial, no Centro de Convenções.

SOS Açaí
A unidade São Luís da franquia cearense SOS Ação, na Avenida dos Holandeses, está fazendo sucesso entre os apaixonados pelo nutritivo e saboroso alimento. Além do açaí 100% puro, sem açúcar ou conservantes, a loja tem uma variedade de combinações exclusivas como as delícias de oreo, de ninho, de cupuaçu e o castanhoco, que mistura coco e castanha, além de muitos outros complementos.

Festa do Gedema
Na noite da última quarta-feira, a Assembleia Legislativa realizou, por meio do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão, a festa de confraternização dos servidores, na Associação dos Servidores da Alema, no bairro Maiobão, O evento contou com a participação do Coral São João e do Coral Sol Nascente, além do cantor Emanuel de Jesus e do soprano Fernando de Carvalho. A programação incluiu sorteio de brindes, jantar e show de encerramento com a banda “Alan Pankada”.

Natal em Caxias
Um grupo de jornalistas e convidados desembarca neste fim de semana no município de Caxias, para ver de perto a programação natalina da cidade, além de seus atrativos turísticos. A presença dos convidados na Princesa do Sertão é uma iniciativa do secretário municipal de Turismo, Fernando Santos.

Maria da Penha
Doze anos e quatro meses após a sanção da Lei 12.340, de 7 de agosto de 2006, um seminário reuniu as protagonistas históricas da elaboração da Lei Maria da Penha. A iniciativa da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher, da Procuradoria da Mulher da Câmara e da Secretaria da Mulher, encerrou a programação conjunta que as duas Casas do Congresso prepararam para os 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Contagem regressiva
Os empresários Felipe Mussalém, Ricardo Carreira e Paolo Mussalém, diretores do Colégio Objetivo São Luís, estão na contagem regressiva para a abertura dos portões da instituição, em janeiro. A escola, diga-se de passagem, será a representante maranhense da bandeira educacional com mais de 500 unidades espalhadas em diversas cidades do Brasil. As matrículas seguem abertas.

De Aristóteles:
“Qualquer um pode zangar-se - isso é facil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - não é fácil”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.