Transparência

Decisão permite solicitação de currículo de funcionários que ocupam cargos comissionados

Pela primeira vez será possível obter o currículo completo de funcionários em cargos comissionados por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Currículos de funcionários comissionados da Anvisa poderão ser públicos
Currículos de funcionários comissionados da Anvisa poderão ser públicos (T)

Com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) a Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI) decidiu na quinta-feira, 13, que o “Blog Publicos” pode ter acesso aos currículos de funcionários comissionados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão abre precedente para que pedidos semelhantes sejam feitos por qualquer outro cidadão.
A decisão foi tomada após avaliação do processo nº 298/2018/CMRI/SE/CC-PR. A mesma solicitação foi feita para diversos outros órgãos da administração federal, mas foi negada com o argumento de que estes documentos são “sigilosos”. Mais de 200 documentos terão de ser liberados pelo órgão.
A Anvisa havia negado os dados por entender que se tratava de “trabalho adicional”, já que parte dos documentos eram físicos. A partir de 2017, no entanto, os currículos passaram a ser digitalizados – motivo que fez com que a comissão entendesse que é possível disponibilizá-los, ainda que tarjando informações pessoais, como celular ou e-mail pessoal.
Agora qualquer pessoa, ao fazer a solicitação, pode citar o número do processo ao exigir de qualquer órgão do poder público os currículos de funcionários comissionados, contanto que os documentos já tenham sido digitalizados pelo órgão no momento da solicitação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.