Festividade

Comemoração do Dia de Santa Luzia ganha festejo no bairro Alemanha

Organizado pela própria comunidade, a programação do festejo durou 14 dias.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Este ano foi realizada a 44ª edição da festa de Santa Luzia
Este ano foi realizada a 44ª edição da festa de Santa Luzia (Santa Luzia)

São Luís - Na quinta-feira (13) foi comemorado do Dia de Santa Luzia. Em São Luís, Jucilene Campos organizou a 44ª edição de um festejo em comemoração ao dia da santa, sendo realizada no bairro Alemanha.

“Meus bisavós já faziam essa festa. Desde criança eu me apeguei a imagem da Santa Luzia e fui realizando os festejos que hoje se tornaram um evento fixo para a comunidade da Alemanha”, diz a professora.

O festejo era realizado em casas emprestadas dos próprios moradores. Com o dinheiro arrecadado ao longo dos anos. Jucilene construiu em um terreno ao lado de sua residência o espaço onde a festa é feita.

“Também construímos uma capela para a santa, onde seus fiéis trazem comidas, presentes, dentre outros artigos que ajudam a fazer o festejo acontecer”, acrescenta. Com comidas típicas, vários tipos de bebidas e banda tocando, o festejo foi realizado dos dias 1º de dezembro até hoje, 14.

Ontem, dia de comemoração à santa, uma missa foi realizada, além da festa. Ao final do dia, os fiéis realizaram uma procissão com a imagem nas ruas do bairro.

Sobre a santa
Segundo a tradição da Igreja Católica, a santa é venerada como virgem e mártir cristã. A veneração a Santa Luzia foi das mais populares, chegando a ter vinte templos em Roma nomeados em sua memória.

O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deverá estar ligado ao seu nome Luzia, derivado de luz, elemento indissolúvel ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Assim, Santa Luzia se tornou a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão.

A sua festa é celebrada simbolicamente em 13 de dezembro, doze dias antes do Natal, indicando aos cristãos a necessidade de preparação espiritual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.