De olho na bolinha!

Maranhenses vão conhecer adversários na Copa do Brasil

CBF realiza nesta quinta-feira (13), o sorteio da Copa do Brasil 2019; Moto Club e Imperatriz vão conhecer seus adversários na maior competição de clubes do país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(Divulgação/CBF)

SÃO LUÍS - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará nesta quinta-feira (13) sorteio dos duelos da primeira fase da Copa do Brasil da próxima temporada. A cerimônia começa a partir das 20h, na sede da CBF. O início do torneio está previsto para o dia 6 de fevereiro e os times maranhenses, Moto e Imperatriz, vão saber quem vão enfrentar na maior competição de clubes do país. O Sampaio, como é o campeão da Copa do Nordeste, entra apenas nas oitavas de final, junto com as equipes que estarão na Copa Libertadores.

Campeão maranhense, o Moto Club deve pegar logo uma pedreira. Como ficou no Pote E, o Papão enfrentará uma equipe do Pote A, chave que tem sete equipes da Série A do Campeonato Brasileiro: Santos, Corinthians, Chapecoense, Botafogo, Fluminense, Vasco e Bahia. O pote é completado por Sport, Vitória e Ponte Preta, que disputarão a Série B em 2019.
O time Rubro-Negro já tem 11 participações na Copa do Brasil, e tem como melhores resultados a segunda fase, etapa em que o time chegou por três oportunidades. O Moto disputou a Copa do Brasil pela última vez em 2017, e foi eliminado pelo São Paulo, logo na primeira fase.
Já o Imperatriz, atual vice-campeão Estadual, caiu no Pote G, e vai encarar um time do Pote C, que tem Luverdense, Juventude, CRB, Vila Nova, Londrina, Náutico, Oeste, Joinville, Boa Esporte e Brasil de Pelotas. O Cavalo de Aço vai para a sua quarta participação no torneio nacional.

Como estão abaixo de seus possíveis rivais no Ranking Nacional de Clubes da CBF, Moto Club e Imperatriz disputarão a primeira fase da Copa do Brasil diante de seus torcedores, mas seus rivais terão a vantagem do empate na partida decisiva. A segunda fase também será decidida em jogo único, mas com mando definido por sorteio e disputa de pênaltis em caso de igualdade nos 90 minutos.

Divisão dos potes e sorteio

Os clubes foram definidos por três critérios. Primeiro, 11 times com origem nas competições nacionais. Depois, 70 que vieram a partir das competições estaduais, organizadas por suas federações, e por fim, outros 10, seguindo a ordem do ranking nacional de clubes.
A edição de 2019 da Copa do Brasil seguirá o mesmo modelo deste ano. A primeira e a segunda fases serão com jogo único. Na primeira, o mando de campo pertencerá ao clube pior com a pior colocação no ranking - e o visitante joga pelo empate. Já na fase seguinte, o mando será definido por sorteio - e empate leva o confronto para os pênaltis.

Ao todo, são 11 times que garantiram vaga direta nas oitavas. Além dos oito citados acima, o Fortaleza, campeão da Série B, Sampaio Corrêa, campeão da Copa do Nordeste, e Paysandu, campeão da Copa Verde também estão isentos de disputar as quatro primeiras fases do torneio nacional.

No sorteio desta quinta-feira (13), os 80 clubes já classificados para a primeira fase da Copa do Brasil estarão divididos em oito potes, com 10 em cada, seguindo as pontuações do ranking nacional. No total, serão 91 equipes disputando o título.
A CBF TV vai transmitir o sorteio ao vivo por meio do site oficial da CBF (www.cbf.com.br).

Potes da Copa do Brasil 2019

Pote A

Santos-SP

Corinthians-SP

Chapecoense-SC

Botafogo-RJ

Fluminense-RJ

Vasco da Gama-RJ

Bahia-BA

Sport-PE

Vitória-BA

Ponte Preta-SP

Pote B

América-MG

Coritiba-PR

Avaí-SC

Figueirense-SC

Ceará-CE

Goiás-GO

Atlético-GO

Paraná-PR

Santa Cruz-PE

Criciúma-SC

Pote C

Luverdense-MT

Juventude-RS

CRB-AL

Vila Nova-GO

Londrina-PR

Náutico-PE

Oeste-SP

Joinville-SC

Boa Esporte-MG

Brasil-RS

Pote D

ABC-RN

Guarani-SP

CSA-AL

Botafogo-PB

Cuiabá-MT

Tupi-MG

América-RN

ASA-AL

Remo-PA

Ypiranga-RS

Pote E

Tombense-MG

Moto Club-MA

Rio Branco-AC

Juazeirense-BA

Campinense-PB

Aparecidense-GO

River-PI

Ferroviário-CE

Altos-PI

São José-RS

Pote F

URT-MG

Brusque-SC

Itabaiana-SE

Central-PE

Sinop-MT

Boa Vista-RJ

São Raimundo-PA

Sergipe-SE

São Raimundo-RR

Real Desportivo-RO

Pote G

Imperatriz-MA

Atlético Cearense-CE

Brasiliense-DF

Tubarão-SC

Manaus-AM

Corumbaense-MS

Foz-PR

Palmas- TO

Fast Club-AM

Americano-RJ

Pote H

Mixto-MT

Galvez-AC

Votuporaguense-SP

Avenida-RS

Bragantino-PA

Santa Cruz-RN

Sobradinho-DF

Operário-MS

Serra-ES

Ypiranga-AP

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.