Atendimento

Sem auxílio, maternidade suspende internações

A Maria do Amparo realiza cerca de 200 partos por mês. Fundada há 37 anos, a unidade terá sua rotina prejudicada pelo corte de recursos ordenado pela SES

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

SÃO LUÍS - A direção da Maternidade Maria do Amparo, localizada no Anil, comunicou, ontem, a suspensão temporária das internações. O motivo é falta de médicos anestesistas e pediatras no quadro de profissionais da unidade de saúde devido ao corte do auxílio que era repassado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com a direção da unidade de saúde, as gestantes que vinham sendo atendidas serão encaminhadas a outras maternidades de São Luís. Quanto aos médicos, estes não serão mais cedidos para fazer partos e outros procedimentos.

Quarta maior maternidade de São Luís, a Maria do Amparo realiza cerca de 200 partos por mês. Fundada há 37 anos, a unidade terá sua rotina gravemente prejudicada pelo corte de recursos ordenado pela SES. Em razão da situação, a direção espera que o problema seja solucionado com maior brevidade.

SES responde

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclareceu que o recurso da entidade filantrópica está mantido. A SES informa que foi enviada proposta de manutenção do pagamento pelo serviço de obstetrícia à direção da Maternidade Maria do Amparo, que ainda não apresentou resposta formal sobre o ofício. A secretaria ressalta, também, que, por se tratar de unidade filantrópica e atender usuários do SUS, o Ministério da Saúde (MS) garante recurso financeiro mensal, conforme produção, e, este apoio financeiro permanece assegurado à unidade. Segundo dados do MS, foram destinados mais de 1 milhão e 800 mil reais à maternidade entre janeiro e outubro de 2018.


--

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.