Informações

Governo Dino diz que pedirá esclarecimentos sobre dados de desenvolvimento econômico

Sebrae Minas divulgou ranking dos estados com índice de desenvolvimento econômico e Maranhão aparece em última colocação

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Dados do Sebrae serão pedidos pelo governo Flávio Dino para que sejam esclarecidos para os comunistas o índice ruim do MA
Dados do Sebrae serão pedidos pelo governo Flávio Dino para que sejam esclarecidos para os comunistas o índice ruim do MA (Dados sebrae)

Em nota enviada a O Estado a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) informou que buscará junto ao Sebrae Minas informações sobre o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local, o (ISDEL), que mostrou que o Maranhão ocupa a última colocação no ranking dos estados em desenvolvimento econômico.

Segundo a Seplan, a página do ISDEL não esclarece metodologia utilizada para os cálculos dos indicadores. "A Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan) esclarece que a página oficial de divulgação do índice não disponibiliza a metodologia utilizada para o cálculo dos indicadores selecionados, o que impossibilita observar as fontes e a periodicidade dos dados. Além disso, não está claro a atribuição de uma nota única para os estados, uma vez que as informações referentes às “Sub-Dimensões” foram disponibilizadas em nível municipal", diz trecho da nota.

Devido a isto, o governo deverá pedir esclarecimentos ao Sebrae de Minas Gerais, criador do indicador em questão. "Por fim, informa que o Governo do Estado entrará em contato com o Sebrae MG para maiores esclarecimentos quanto à metodologia utilizada no estudo".

Índice

As cinco dimensões analisadas e que deixaram o Maranhão na última colocação, são: Capital Empreendedor (educação, renda e densidade empresarial); Tecido Empresarial (relacionado à existência de elementos do tecido social, tecido empresarial, programas e ações associativistas); Governança para o Desenvolvimento (participação e controle social, articulação e gestão pública); Organização Produtiva (aglomerações e diversificação produtiva) e Inserção Competitiva (especialmente informações do comércio internacional).

Pelos dados, o Maranhão apresenta um índice de 0,2887, na escala que relaciona as 27 unidades federativas do país. Os quatro primeiros colocados no índice são: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Santa Catarina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.