Educação do futuro

Como preparar jovens para novas profissões

Habilidades como autonomia, inteligência e estabilidade emocional são algumas contempladas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Cientista trabalha na construção de robô, profissão do presente
Cientista trabalha na construção de robô, profissão do presente (cientista)

São Paulo - Indicadores que tratam do profissional do futuro trazem para o presente uma questão preocupante para pais, mães e educadores: como preparar os jovens de hoje para profissões que ainda nem existem? A resposta pode estar na formação socioemocional do aluno, muito mais que no preparo para sua inserção profissional.

A preocupação é real. Dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelam que, em 2030, cerca de 65% dos alunos do Fundamental 1 atuarão em profissões que ainda não existem.

“Diferentemente das profissões, que mudam de acordo com o avanço da tecnologia e até de acor­do com a necessidade e carência do mundo naquele momento, as competências socioemocionais são atemporais. Habilidades como autonomia, inteligência e estabilidade emocional, além de capacidade de refletir e de tomar decisões, são algumas contempladas por essas competências e que são fundamentais para o aluno hoje sentir-se seguro para o mercado futuro, que tem começado cada vez mais cedo”, explica Morgana Batistella, gerente do programa Líder em Mim (OLEM), da Somos Educação.

O programa é um projeto organizado com metodologia que estrutura o currículo socioemocional em escolas e acompanha alunos e educadores na construção dessa formação.

Para Morgana, a escola tem papel fundamental na construção e lapidação dessas habilidades. “A formação cognitiva e técnica não será mais suficiente para preparar esses alunos, que enfrentarão o novo, fruto da complexidade, globalização e automação que o mundo tem passado e continuará passando. Ela deverá vir juntamente com o desenvolvimento dessas competências emocionais, de forma que a escola prepare o educando para o convívio social, bem como para uma vida profissional de sucesso, capaz de atender as exceptivas do mercado e das empresas na próxima década”, revela a gerente do Líder em Mim.

Habilidades profissionais
Um relatório produzido pelo Fórum Econômico Mundial, em 2016, listou dez das principais habilidades que todo profissional deve ter até 2020. Competência para a resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, trabalho em grupo, inteligência emocional, tomada de decisão responsável, serviço comunitário, negociação e flexibilidade compõem essa lista.

“Quando ensinadas ainda na etapa escolar e bem trabalhadas, essas habilidades permitem que o aluno consiga entender e agir de forma mais preparada diante da volatilidade, incerteza e complexidade da sociedade moderna”, conclui Morgana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.