COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
o presidente do Tribunal Regional do Maranhão (TRE-MA), desembargador Ricardo Duailibe (terceiro na foto), marcou presença ontem, em Brasília, juntamente com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todos os Estados, na solenidade de diplomação, pelo Tribunal Superior Eleitoral, de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, como presidente e vice do Brasil para o período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022
o presidente do Tribunal Regional do Maranhão (TRE-MA), desembargador Ricardo Duailibe (terceiro na foto), marcou presença ontem, em Brasília, juntamente com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todos os Estados, na solenidade de diplomação, pelo Tribunal Superior Eleitoral, de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, como presidente e vice do Brasil para o período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022
Junior Ramos e Marcelo Figueirêdo, da Quadrante Studio, que estão à frente da mostra “Limiar: entre o design e arte”, em cartaz no espaço de arte Silvânia Tamer, no São Luís Shopping
Junior Ramos e Marcelo Figueirêdo, da Quadrante Studio, que estão à frente da mostra “Limiar: entre o design e arte”, em cartaz no espaço de arte Silvânia Tamer, no São Luís Shopping

Limiar
Fundada pelos designers Junior Ramos e Marcelo Figueirêdo, a Quadrante Studio vem colocando no mercado produtos com personalidade marcante.
O cotidiano, humor e a identidade brasileira são os combustíveis criativos do estúdio, que além de produtos para marca própria, desenvolve projetos para a indústria de acordo com demandas específicas.
Um exemplo desse trabalho poderá ser visto a partir desta quarta-feira, quando será aberta a mostra “Limiar: entre o design e arte”.
A exposição, em cartaz no espaço de arte Silvânia Tamer, no São Luís Shopping, reúne objetos utilitários que transitam entre os universos do design e da arte, característica peculiar do trabalho do estúdio maranhense.
É bom lembrar que produtos da Quadrante Studio já estiveram em mostras e exposições em diversas cidades brasileiras e do exterior. Produtos que, pela primeira vez, estarão expostos para o público maranhense, em mostra individual.

Economia e inovação
Depois das ações do projeto “Consumo Consciente” e o anúncio dos núcleos regionais ecológicos, iniciativa que deve deslanchar a partir do próximo ano, a Defensoria Pública estadual comemora agora a adoção do sistema de transporte individual de passageiro por aplicativo.
O processo licitatório ocorreu no fim de novembro e o deslocamento, por meio deste sistema, de parte dos servidores e defensores públicos em serviço, já começará a ser feito no início de 2019.
Inovação e economia no serviço público. Mais uma frente de trabalho da atual gestão, responsável por imprimir uma nova cara à Defensoria maranhense.

Cidade das Meninas
De autoria do compositor e cantor Vinaa e produção musical de Sandoval Filho, a canção “Cidade das Meninas”, do Trio 123 (Milla Camões, Camila Boueri e Tássia Campos), tem como temática central o caso (não solucionado) de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro e ativista dos direitos humanos, assassinada no início deste ano, e coroa e consolida a parceria com o Trio 123.
A inspiração de “Cidade das Meninas” veio do engajamento social e da representatividade de Marielle Franco, uma mulher negra, ativista e atuante, que só teve seu real valor nacionalmente conhecido após sua morte.
O início da parceria entre as quatro vozes deu-se de forma natural pelas carreiras que ambos já vêm construindo: pautando suas músicas no acolhimento, em especial, às lutas das mulheres e causas ligadas à diversidade de gênero, bem como em razão do momento de reflexão política que o Brasil vem passando.
Faltava apenas a música que iria materializar essa união.

Imposto de Renda
A Receita Federal abriu consulta para o sétimo lote do Imposto de Renda para Pessoa Física 2018. Mais de 151 mil contribuintes receberão créditos no dia 17 de dezembro. A previsão é de que sejam pagos R$ 319 milhões. Segundo a Secretaria da Receita Federal, entre os que receberão, estão 2,7 mil contribuintes idosos acima de 80 anos; 19 mil contribuintes entre 60 e 79 anos; 3,1 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 9,3 mil contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

TRIVIAL VARIADO
Parece que a Câmara dos Deputados não tem pauta mais importante: amanhã, fará audiência pública para debater sobre o imposto de bebidas não alcoólicas adoçadas com açúcar. A indústria vai querer adicionar na fórmula a redução da alíquota.

Nos últimos 21 dias da gestão Temer, governadores e prefeitos correm de ministério em ministério para liberar o dinheiro que está pendente. Brasília vira Babel, a capital torre da confusão.

Os investimentos externos só virão em quantidades maciças quando os empresários tiverem confiança na Economia do Brasil. Significa estabilidade e segurança jurídica. Os recursos permitirão aumentar a oferta de empregos, das exportações e das receitas tributárias.

Uma pesquisa mais aprofundada mostra: a Constituição garantiu tantos benefícios sem cobertura que hoje o rombo fica impossível de ser financiado.

O sociólogo norte-americano Daniel Bell, professor emérito da Universidade de Harvard, definiu: “Os governos se tornaram grandes demais para os pequenos problemas e pequenos demais para os grandes problemas.”

É raro encontrar economistas que discordam: sem mudanças na Previdência, não há como ajustar as contas públicas. Sem a redução do explosivo déficit fiscal, não existe perspectiva de retomada mais forte do crescimento econômico.

É hoje à tarde, no Blue Tree Hotel São Luís, o lançamento da coleção de fim de ano de bijuterias e semijoias criadas pela designer e artesã mais famosa do Maranhão, Niêde Buhatem.

DE RELANCE

Analisando empresas
Alunos dos cursos de Administração e de Logística da Faculdade de Negócios Faene, instituição situada no Angelim, no mesmo prédio do Colégio Objetivo São Luís, apresentam, na noite desta quarta-feira, no auditório, os seus trabalhos interdisciplinares pedagógicos. Os trabalhos são todos resultantes de consultorias realizadas junto a diversas empresas em atuação no Maranhão, cujas conclusões serão mostradas, formalmente e com detalhes, aos professores do quarto período.

Analisando empresas 2
Em tempo: os trabalhos incluem conteúdos de todas as disciplinas. O TiP (Trabalho Interdisciplinar Pedagógico) é de suma importância para os alunos, uma vez que eles vão a campo, observam o mercado, o trabalho de empresas em atuação no Estado e propõem melhorias.

Tributo a Michael Jackson
O cantor Rodrigo Teaser, responsável pelo maior tributo a Michael Jackson do mundo, realiza única apresentação em São Luís no próximo sábado. O show será apresentado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. E os ingressos estão disponíveis no site Bilheteria Digital ou na sede da bilheteria, no Rio Poty Hotel, Shopping da Ilha e Rio Anil Shopping. A classificação é livre e os ingressos são limitados.

Competição com barreiras
A competição com barreiras do presidente Jair Bolsonaro terá fogueira das vaidades, sócio-oportunistas, canais do fisiologismo, ziguezague de governadores e prefeitos pedintes e partidos sem grandes sonhos, a não ser o de obter cargos vantajosos.

Vai ferver
Em uma das reuniões da equipe econômica do futuro governo, esta semana, será lido trecho de entrevista, publicada em dezembro de 1988, do ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, em que afirmou: “A sociedade brasileira, bem ou mal, criou um monstro, que é o conjunto das empresas estatais. Muitas delas foram dominadas por lideranças sindicais que perceberam o poder que elas têm de parar o país, pois atuam em áreas vitais. Desse modo, a sociedade torna-se refém para obtenção de vantagens.”

Resposta à intolerância
A Declaração Universal dos Direitos Humanos completou ontem 70 anos. Traduzido para mais de 500 idiomas, o documento foi uma resposta aos horrores do nazismo e do Holocausto. O artigo 1º sintetiza o propósito: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Eles são dotados de razão e de consciência, e deveriam agir, em relação uns aos outros, em espírito de fraternidade”.

Bonifácio e legendas
Cinco décadas após assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, o mineiro Bonifácio de Andrada, do DEM, deixa a vida política. Em longa entrevista ao jornal Estado de Minas, ontem, declarou: “As legendas se destruíram. O que prevalece são as lideranças uninominais.” O deputado foi generoso. No fundo, o sistema partidário brasileiro só não está no fim porque não existiu, com exceção do período de 1946 a 1964.

Bonifácio e legendas 2
Democracia não é sinônimo de pluripartidarismo caótico. As siglas têm representado ardilosas e ativas minorias. Grupos de pressão dentro da sociedade, querendo influir e exercer o poder. Uma expressão, dentre muitas outras, que define o quadro é partidocracia despudorada.

Vergonha e crime
O dinheiro público é de todos e de ninguém. O antigo ditado leva o país, cada vez mais, ao fundo do poço. A Câmara dos Deputados reabrirá o cofre: em quatro sessões antes do recesso votará pautas-bombas com fatura salgada para o próximo governo: 47 bilhões de reais a mais de despesas. A maioria das Assembleias Legislativas, incluindo a do Maranhão, entra na carona.

Para escrever na pedra:
“Saber encontrar a alegria na alegria dos outros é o segredo da felicidade”. De Georges Bernanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.