Disssolvição

Abbas afirma que dissolverá parlamento palestino "em breve"

Conselho Legislativo está inativo desde que o Hamas tomou o controle de Gaza em 2007; anuncio foi feira durante conferência contra a corrupção

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Ramala - O presidente palestino, Mahmoud Abbas, anunciou, ontem, que "dissolverá" o Parlamento palestino, que está inativo desde que o movimento islamita Hamas tomou violentamente o controle de Gaza em 2007. "Finalmente lhes direi uma última frase. Em breve dissolverei o Conselho Legislativo", disse Abbas ao concluir seu discurso durante a inauguração de uma conferência contra a corrupção no palácio presidencial da Muqata, na cidade cisjordaniana de Ramala.

No ato, o presidente da Autoridade Nacional Palestina afirmou, ontem, que, apesar da sua "luta" com o Hamas, com o qual se mantém enfrentado desde que os islamitas expulsaram de Gaza as forças do Fatah leais a ele, este "é parte" do seu povo, e se opôs à resolução contra o movimento impulsionada nesta semana pelos Estados Unidos na Assembleia Geral da ONU, que acabou não prosperando.

O Egito trabalha como mediador entre as partes para pôr fim a mais de uma década de divisão interna que debilita a vida política palestina e tem um duro impacto sobre Gaza, afetada pelo bloqueio israelense e pelas sanções econômicas de pressão imposta por Abbas para forçar os islamitas a entregar o poder.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.