Startups

São Luís ganha maior espaço privado de inovação do N/NE

Principais objetivos do Black Swan é mostrar que no Maranhão existem empresas, pessoas e boas ideias, não precisando buscar em outros lugares, como no eixo Sul e Sudeste do país, para se ter um suporte inovador

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
No espaço Black Swan, startups focadas em diferentes setores do mercado poder realizar troca de experiências de forma inovadora
No espaço Black Swan, startups focadas em diferentes setores do mercado poder realizar troca de experiências de forma inovadora (startup)

Inovação, tecnologia e empreendedorismo são elementos que vêm ganhando espaço e atenção em todo o mundo. Esses mecanismos estão totalmente interligados e se tornam ferramentas indispensáveis para a construção de negócios de sucessos. Para isso, foi apresentado ao público maranhense, na quinta-feira (6), o Black Swan, o maior espaço privado de inovação do Norte e Nordeste, localizado em São Luís.
O local possui uma área de cerca de 1.400m². Com uma proposta inovadora para a região, o Black Swan veio para promover o conceito de compartilhamento e desenvolver o ecossistema de inovação.
No Black Swan, startups focadas em diferentes setores do mercado poder realizar troca de experiências de forma inovadora, além de terem a oportunidade de criarem produtos e serviços, pensando em soluções comuns para melhorar a performance de empresas, reduzindo custos e fazendo a economia girar mais rápido com base em tecnologia e inteligência.
De acordo com Júnior Mateus, idealizador do Black Swan, um dos principais objetivos do espaço é mostrar que no Maranhão existem empresas, pessoas e boas ideias, não precisando buscar em outros lugares, como no eixo sul e sudeste do país, para ter um suporte inovador.
“Aqui, por meio do network, é possível conhecer pessoas que podem dar ideias novas, soluções novas. A gente quer mostrar para as empresas locais e da região que é possível ajudar as empresas nesse processo, assim como ajudar aqueles que estão começando a se conectarem com essas empresas, fazendo o negócio girar”, explica Júnior Mateus.
Quem esteve na inauguração do espaço foi Caroline Caracas, estrategista em marketing e coach de alta performance para empreendedores, ela deu uma palestra sobre seu case, de como saiu de uma carreira executiva consolidada, trabalhando em grandes empresas do país, para empreender na área de cursos online. Caroline conta que atualmente consegue monetizar seu conhecimento, usando tecnologias e redes sociais, algo que tem grande ligação com a proposta do Black Swan.
Segundo Caroline Caracas, é muito animador ver um empreendimento como o Black Swan, em São Luís. “A gente tem que pensar grande, mesmo nós sendo pequeninos nesse universo, centralizar esse movimento e trazer as pessoas do nordeste para cá. A estrutura é excepcional, acima de qualquer expectativa”, garante a coach.
Ainda de acordo com Caroline Caracas, a inovação acontece quando é possível reunir pessoas. Segundo a especialista, independente do desenvolvimento da cidade os talentos, nesse ponto de vista, são mais importantes.

Niduu
Dentro do Black Swan estará a Niduu, uma startup que promove o aperfeiçoamento profissional usando a gamificação. Por meio de jogos, os usuários de um aplicativo são estimulados a “brincar”, desenvolvendo, assim, habilidades e comportamentos que melhoram a sua performance no trabalho.
A inovação é a resposta para empresas de todos os portes e até mesmo para pessoas que querem empreender ou desenvolver novos tipos de emprego no futuro. Segundo João Silva, da Creative Pack, que é uma empresa da área de inovação, o Black Swan, chega para suprir uma demanda da área de tecnologia, inovação e empreendedorismo, no Maranhão e em toda a região Nordeste. “Esse espaço consegue sem um local de atração para que pessoas talentosas consigam resolver problemas reais de empresas que conseguem pagar por isso, que querem melhorar seus processos e querem impulsionar a economia”, afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.